Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
9

Emissão da RTP sem directos

A RTP garantiu que a emissão de hoje não será afectada pela greve, gravando de antemão os programas que por regra são exibidos em directo.
24 de Novembro de 2010 às 00:30
José Fragoso, director de Programas da RTP, e José Alberto Carvalho, director de Informação da estação
José Fragoso, director de Programas da RTP, e José Alberto Carvalho, director de Informação da estação FOTO: Manuel Moreira

"Sabemos que já foram gravados a ‘Praça da Alegria’ e o ‘Portugal no Coração’, que costumam ser exibidos em directo. O mesmo acontece com ‘Portugal em Directo’, em que, curiosamente, é possível que apareçam jornalistas que estão em greve. Ainda não sabemos o que a estação pensa fazer sobre isso", avança ao CM Clarisse Santos, secretária-geral do Sindicato dos Meios Audiovisuais (SMAV).

A responsável sindical adianta ainda que a estação pública tem cerca de 60 peças intemporais preparadas para preencher os noticiários. Além disso, há secções que vão estar reduzidas a um só elemento, "nomeadamente na informação, na área da edição e arquivo."

Fonte oficial da RTP adiantou ao CM que a estação "terá alguns programas gravados e outros em directo, como é hábito. A diferença é que hoje o número de programas gravados será maior do que o habitual, devido à greve." Até ao fecho desta edição, não foi possível ouvir José Alberto Carvalho, director de Informação da RTP.

Questionado sobre se apresenta hoje o ‘Telejornal’, José Rodrigues dos Santos disse apenas: "Não sei." Ângela Camila, da Comissão de Trabalhadores da RTP, diz que "não vai haver buracos na emissão", mesmo que haja uma forte adesão dos jornalistas à greve, uma vez que "há um mecanismo de programação balizado há mais de um mês."

A responsável alerta para o facto de muitos funcionários se verem obrigados a furar a greve por razões económicas. "Há uma minoria na RTP que ganha bem, mas estamos a falar de muitos administrativos para os quais qualquer desconto no ordenado é significativo." Segundo Clarisse Santos, está prevista uma adesão de cerca de 70% dos funcionários da RTP.

RTP GREVES PROGRAMAS DIRECTOS
Ver comentários