Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
6

Energéticas ficam fora do concurso

EDP, Galp, Iberdrola e Endesa. As quatro empresas energéticas foram excluídas do concurso lançado pela RTP que procurava um novo fornecedor de energia por não respeitarem os valores definidos pelo grupo público de comunicação social.
9 de Abril de 2012 às 01:00
António Mexia, EDP; Ferreira Oliveira, Galp (ambos em cima); Pina Moura, Iberdrola; Nuno Ribeiro da Silva, Endesa (em baixo)
António Mexia, EDP; Ferreira Oliveira, Galp (ambos em cima); Pina Moura, Iberdrola; Nuno Ribeiro da Silva, Endesa (em baixo) FOTO: Fotomontagem CM

Fonte oficial da RTP diz ao CM que "o relatório deliberou que todos os concorrentes foram excluídos, por não terem respeitado o preço máximo estipulado no caderno de encargos". Assim, e segundo o CM apurou, a empresa de rádio e televisão vai agora procurar alternativas no mercado, de forma a cumprir o seu objectivo, que passava pela diminuição do custo com a factura da energia. No entanto, e neste momento, a RTP ainda não sabe como será possível concretizar uma mudança de fornecedor por preços mais baixos e em que prazos o conseguirá fazer.

Até se concretizar uma alternativa, a EDP continuará a fornecer energia à RTP.

De recordar que a empresa pública lançou um concurso em que procurava um novo fornecedor de energia, oferecendo um contrato de 24 meses, com apenas um critério de adjudicação: "Mais baixo preço". Em Março, e como o CM revelou, EDP, Galp, Iberdrola e Endesa apresentaram uma proposta à RTP, até porque a conta energética da empresa de comunicação social é bastante apelativa, devido ao seu valor. Em 2010, por exemplo, a EDP foi o terceiro maior fornecedor da RTP, tendo recebido quase 2,4 milhões de euros.

A empresa liderada por António Mexia apenas foi ultrapassada pela Portugal Telecom (11,8 milhões), que controla a rede de difusão dos canais públicos, e pela Sociedade Portuguesa de Autores (2,8 milhões).

EDP GALP IBERDROLA ENDESA RTP ENERGIA CUSTOS ORÇAMENTO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)