Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
3

Entrevista a Passos vale queixa do PS contra RTP

Em causa está a participação do primeiro-ministro no programa ‘O País Pergunta'.
5 de Setembro de 2013 às 20:23
Pedro Passos Coelho
Pedro Passos Coelho FOTO: LUSA / TIAGO PETINGA

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) confirmou esta quinta-feira ter recebido uma queixa do PS contra a RTP por causa do programa 'O País Pergunta', que terá como convidado o primeiro-ministro, antes das eleições autárquicas.

Anteriormente, o presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) tinha já dito à agência Lusa que deu entrada naquele organismo uma queixa do Partido Socialista (PS) contra a RTP, acrescentando que o assunto será tratado "o mais urgentemente possível (...), para [a CNE ter] uma opinião formada em tempo útil, portanto, antes do dia 10", quando a entrevista será transmitida no canal público.

O PS apresentou queixa à CNE e à ERC por considerar que a RTP não está a garantir a igualdade de tratamento entre os líderes político-partidários ao ter combinado passar uma entrevista ao líder do PSD e primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, no programa ‘O País Pergunta’, no dia 10 - antes das eleições autárquicas e do Orçamento de Estado para 2014 -, e ao líder do PS só depois.

A ERC confirmou "ter recebido uma queixa contra a RTP visando o anunciado programa 'O País Pergunta', bem como "queixas relacionadas com as eleições autárquicas".

Além disso, o regulador da comunicação social refere que constituiu, em conjunto com a CNE, um grupo de trabalho sobre a realização de debates eleitorais.

"Foi obtido um entendimento, com vários cenários, tendo em conta a natureza dos atos eleitorais. Cada uma das partes do grupo de trabalho ficou de apresentar o documento para a aprovação das respetivas direções, tendo o mesmo sido já aprovado pelo Conselho Regulador da ERC", esclarece a Entidade, numa resposta a perguntas da agência Lusa.

RTP PS entrevista Passos Coelho O País Pergunta autárquicas ERC CNE eleições
Ver comentários