Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media

ERC reprova TVI por exibir fotos de site pornográfico

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) reprovou “a actuação da TVI” por exibir, no ‘Jornal da Uma’, fotos de crianças nuas retiradas de um site pornográfico. Exibida a 4 de Setembro de 2008, a peça referia uma operação de combate à pornografia na net.
10 de Junho de 2009 às 00:30
Pedro Carvalhas e Susana Ramos apresentavam o  ‘Jornal da Uma’
Pedro Carvalhas e Susana Ramos apresentavam o ‘Jornal da Uma’ FOTO: D.R.

Em comunicado, a ERC considera que a TVI “violou normas ético--legais que norteiam a prática jornalística, nomeadamente os deveres de não identificar (...) as vítimas de crimes sexuais e de respeitar a reserva da intimidade, a privacidade e a dignidade das crianças visadas na peça jornalística”.

Sobre a queixa, apresentada por  um telespectador, a TVI esclareceu à ERC que a matéria se revestia de “relevância e actualidade jornalística”. Ao CM, o director de Informação da TVI, Maia Abreu, disse não ter recebido “oficialmente o documento” e, por isso, não se pronunciou sobre a decisão.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)