Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
3

ERC vai ter de ver formato mais vezes

A Entidade Reguladora para a Comissão Social (ERC) vai ter de ver mais vezes ‘A Bela e o Mestre’. A confissão foi feita ao CM pelo presidente do órgão regulador, onde para já só deu entrada uma queixa contra o programa da TVI.
30 de Março de 2007 às 00:00
Organizações de mulheres consideram que o concurso viola o princípio de igualdade entre sexos
Organizações de mulheres consideram que o concurso viola o princípio de igualdade entre sexos FOTO: João Miguel Rodrigues
O professor Azeredo Lopes já viu o formato, mas não se pronuncia. “Não posso nem quero falar nisso. Aliás, vamos ter de ver mais para formar uma opinião e depois deliberar”, explica ao nosso jornal o presidente do organismo regulador. O processo, diz o catedrático, “já está a andar, mas ainda vai demorar. Por respeito e pelo princípio do contraditório, temos de notificar a TVI” para responder à ERC e só depois é que o processo “segue para preparação da decisão”.
A ERC já recebeu a queixa da Comissão para a Igualdade e Direitos das Mulheres contra o reality show da TVI e já procedeu ao seu despacho. A caminho da ERC, via CTT, segue a da comissão da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP), que também considera o formato uma violação do princípio de igualdade entre sexos. Pelo menos “até ontem [anteontem à noite] só nos chegou às mãos uma queixa, a da Comissão para a Igualdade e Direitos das Mulheres, embora tenham sido anunciadas outras de organizações de mulheres. Por enquanto não há mais nenhum registo de entrada”, refere Azeredo Lopes.
Curiosamente, um telespectador também não gostou do formato produzido pela Endemol para a TVI, que reúne ‘belas’ com pouca cultura geral e ‘mestres’ com fraca auto-estima, fazendo questão de o transmitir à ERC. O protesto, porém, foi “para trás, para a pessoa definir o objecto da queixa”, conta Azeredo Lopes.
A queixa da Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens da CGTP contra o reality show, segundo o seu gabinete de imprensa, foi enviada terça-feira pelo correio, para a ERC. A comissão deu conhecimento da queixa aos grupos com assento parlamentar, à TVI e Endemol.
'OS GRANDES PORTUGUESES'
Apesar da polémica à volta da votação de ‘Os Grandes Portugueses’, da RTP 1, que acabou por eleger António de Oliveira Salazar como ‘o maior português de sempre’, não chegou nenhuma queixa à ERC, pelo menos até anteontem, como também nos assegurou o presidente do organismo regulador.
A BELA CALINADA
- Quem é a Madre Teresa de Calcutá?
- Agnes Gonxha Bojaxhiu, mundialmente conhecida por Madre Teresa de Calcutá, nasceu na Albânia em 1910. Foi a fundadora da congregação das Irmãs da Caridade e recebeu o Prémio Nobel da Paz em 1979. Morreu em Setembro de 1997. Em Outubro de 2003 foi beatificada pelo Papa João Paulo II.
- O pronletariado (Jaime Fernandes)
- O ‘mestre’ queria dizer, sim, proletariado.
Ver comentários