Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
4

Espanha revela crise em Portugal

A crise em Portugal foi o tema de um documentário de 45 minutos transmitido na noite de sexta-feira no programa ‘En Portada’, um dos principais espaços de grande reportagem do canal 2 da televisão espanhola TVE.
22 de Outubro de 2006 às 00:00
A descrição foi a de um País que “é o mais desigual da Europa, onde 20 por cento da população roça a pobreza” e no qual a população vive “com a auto-estima mais baixa da UE a 25”, num clima de “depressão e desânimo”.
Temas como a desertificação, o isolamento do Interior, o fecho de serviços de saúde e educativos devido ao despovoamento de várias regiões, a burocracia, os atrasos nas obras e as perdas de empregos na indústria, nomeadamente têxtil e calçado, marcaram a viagem da equipa de reportagem espanhola. O documentário incluiu referências aos 60 milhões de euros acima do previsto que custaram os estádios do Euro’2004, aos atrasos na extensão do Metro e no Túnel do Marquês.
Com declarações de Victor Constâncio, sobre o défice das contas públicas, do ministro da Economia, Manuel Pinho, sobre os objectivos do governo de “ajustar as contas públicas e estimular empresas privadas”, o documentário procurou apresentar um retrato da situação económica em Portugal.
Aludindo à governação de José Sócrates, o documentário referiu que o primeiro-ministro “não tem contestação no Governo”, que as críticas da oposição “são débeis” e que, ao fim do mandato “o sucesso ou o falhanço da agenda de governação dependerá exclusivamente do chefe do Governo”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)