Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
7

Estádios Sagres ilegais

A confusão está, mais uma vez, instalada. Depois de a Sport TV ter anunciado um acordo com a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) para a exibição pública dos jogos do Mundial de futebol, desde que não haja a utilização de publicidade e/ou interesses comerciais, várias autarquias criaram espaços próprios em parceria com a Sociedade Central de Cervejas, os Estádios Sagres. O canal já fala em ilegalidade, pois diz não ter nenhum acordo com a cervejeira.
7 de Junho de 2006 às 00:00
O Estádio Sagres de Lisboa está a ser construído no Parque Mayer
O Estádio Sagres de Lisboa está a ser construído no Parque Mayer FOTO: MANUEL MOREIRA
“Não acredito que o vão fazer, porque é ilegal”, afirma ao CM Bessa Tavares, administrador da Sport TV. “Não há nem poderia haver acordo nesse sentido, porque ofenderia o contrato FIFA. E nem sequer o poderíamos autorizar”, esclarece o mesmo responsável.
As câmaras de Lisboa, Faro, Braga e Porto, garantiu-nos a agência de comunicação que trabalha com a cervejeira, acordaram com a Sagres a criação de locais para as exibições públicas dos jogos. Nesses locais seriam instalados postos de vendas de bebidas e também concertos e actividades culturais. Segundo as autarquias contactadas pelo CM, as negociações decorreram entre a Sagres e a Sport TV. Os responsáveis do canal desmentem qualquer contacto.
“Nem sequer vou falar de hipotéticas sanções, não acredito que instituições de bem possam agir ilegitimamente”, diz Bessa Tavares questionado sobre as possíveis sanções a aplicar. Recorde-se que as exibições públicas dos jogos estiveram para não se realizar. A Sport TV, contudo, acabaria por chegara a acordo com a ANMP, possibilitando a exibição dos jogos de Portugal em ecrãs gigantes, desde que não haja interesses comerciais.
A agência de comunicação da Sagres, a Imago, revela ao CM que a marca investiu um milhão de euros nos ‘estádios’ e que o acordo foi feito “antes da polémica entre a Sport TV e as câmaras”. “Os Estádios Sagres são locais próprios, promovidos em conjunto entre as câmaras e a Sagres, onde as pessoas podem assistir aos jogos. Os espaços terão ainda concertos e actividades culturais”, refere o director-geral da Imago, Carlos Matos.
Pedro Nereu, da EGEAC (empresa municipal que gere e organiza as festas da cidade de Lisboa), confirma a versão e garante que “a própria Sociedade Central de Cervejas disse que tinha garantido a transmissão dos jogos junto da Sport TV”.“Nós não recebemos nenhuma comunicação via câmara ou Sport TV levantando alguma questão referente a isto”, conta Pedro Nereu.
O administrador da Sport TV diz que não há qualquer possibilidade de acordo. “Desde o primeiro minuto que não alterámos minimamente a nossa posição, porque contratos são contratos e esses impedem que isso aconteça. É de uma clareza e linearidade absolutas”, conclui Bessa Tavares.
SANTOS E PESEIRO COMENTAM
Os treinadores Fernando Santos, José Peseiro, Toni, Diamantino Miranda e Aloísio, o futebolista Jorge Costa, o ex-jogador Pedro Barbosa, o árbitro Pedro Henriques e o ‘Magriço’ António Simões foram ontem apresentados como os comentadores ‘de luxo’ da Sport TV para o Mundial de futebol 2006. A modelo e ex-mulher de Mário Jardel, Karen, também vai colaborar com o canal por cabo, nomeadamente na apresentação das notícias sobre a selecção brasileira.
Segundo o director de Informação e Programação da Sport TV, Nuno Ferreira, a estação quis “um conjunto
de pessoas que desse garantias de qualidade em termos de comunicação e de conhecimento do futebol. Conseguimos uma equipa de luxo para este Mundial”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)