Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
2

Estado dá 700 mil a meios regionais

O Governo vai disponibilizar uma verba superior a 700 mil euros a diversos órgãos de informação regionais, no âmbito de um plano de "incentivo à consolidação e ao desenvolvimento das empresas de comunicação social regional e local".
5 de Dezembro de 2010 às 21:49
Verba é um incentivo à consolidação e desenvolvimento de rádios e jornais regionais e locais
Verba é um incentivo à consolidação e desenvolvimento de rádios e jornais regionais e locais FOTO: Getty Images

l hugo real

No total, o montante será distribuído por 28 meios (24 rádios e quatro jornais), sendo que a maior fatia vai ficar nas mãos de duas rádios. A Botaréu, de Aveiro, vai receber 111 402 euros, e valor idêntico será entregue à Rádio Regional do Centro, de Coimbra.

No que diz respeito a jornais, o montante mais elevado, 62 129 euros, será entregue ao ‘Correio do Minho’. Já ‘O Mirante’ vai receber 367 euros, naquele que é o menor apoio registado.

Os 700 mil euros representam uma quebra de 36% em relação ao valor despendido no ano passado (quase 1,1 milhões).

Ao Correio da Manhã, o Gabinete para os Meios de Comunicação Social, que é responsável pela aplicação destes apoios, explica que a quebra se deve à redução do número de candidaturas apresentadas, que passou de 62 em 2009 para 46 este ano.

O mesmo gabinete informa que "o valor do incentivo a atribuir pelo Estado não poderá exceder os 50% do valor dos projectos apresentados" e que estas "verbas são exclusivamente suportadas pelo Orçamento do Estado".

A monitorização da aplicação destes montantes é feita, "numa primeira fase, pelo Gabinete para os Meios de Comunicação Social, através da verificação dos comprovativos da execução dos projectos, e numa fase posterior através de fiscalização junto das empresas candidatas".

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)