Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
8

EUA ADEREM A MAIOR CONCENTRAÇÃO NOS MEDIA

As autoridades norte-americanas de regulamentação dos media adoptaram uma série de medidas controversas, que abrem a porta a uma concentração acrescida da propriedade das cadeias de televisão, estações de rádio e jornais nos Estados Unidos.
4 de Junho de 2003 às 00:00
A propriedade de TV, rádios e jornais muda de regras
A propriedade de TV, rádios e jornais muda de regras FOTO: José Barradas
A comissão norte-americana das comunicações (FCC) adoptou o projecto, apresentado pelo presidente deste organismo, Michael Powell, por três votos contra dois.
Os cinco comissários, dois democratas e dois republicanos - além de Powell - estiveram reunidos esta manhã para se pronunciarem sobre o projecto. Os comissários democratas tentaram, em vão, adiar a data da votação.
"Manter as regras tal como estavam não é uma opção viável", declarou Michael Powell, sublinhando que as novas disposições foram "adaptadas à época actual".
A adopção do projecto permite que um mesmo grupo possa controlar até 45 por cento das audiências televisivas nacionais - contra os actuais 35, - fazendo cair as barreiras que até aqui impediam as cadeias televisivas nacionais e os jornais que cobriam os mesmos mercados de cair sob a alçada do mesmo consórcio.
A decisão foi contestada por Jeff Chester, o porta-voz do Center for Digital Democracy.
Ver comentários