Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
4

Europa discute tributação aos gigantes da Net

França quer cobrar taxas a empresas como a Google e o Facebook.
Sónia Dias 10 de Setembro de 2017 às 01:30
Facebook
Google
Google
Google
Google
Facebook
Facebook
Facebook
Google
Google
Google
Google
Facebook
Facebook
Facebook
Google
Google
Google
Google
Facebook
Facebook
A iniciativa da França em aplicar taxas aos gigantes da internet - Google, Amazon, Facebook e Apple (GAFA)- ao nível europeu está a ganhar cada vez mais apoiantes, garantiu esta semana o ministro da Economia e das Finanças francês, Bruno Le Maire. Para já, apenas o apoio da Alemanha está em dúvida.

A proposta para esta nova tributação será apresenta no próximo conselho de ministros europeus da ECOFIN, que decorre entre os dias 15 e 16 em Tallinn, na Estónia, e que contará com a presença de Mário Centeno.

"Portugal considera que, tal como noutras áreas de fiscalidade, a cooperação nesta matéria deve ser reforçada a nível europeu. Desta forma, Portugal defende que devem ser feitos avanços nesta área o mais rapidamente possível, tendo em vista uma tributação mais equitativa, que assegure uma justa repartição de receita entre os diversos Estados e não coloque em causa a concorrência entre os operadores", disse ao CM fonte oficial do ministério das Finanças.

A proposta francesa consiste na taxação dos GAFA de acordo com as receitas em cada país europeu. Recorde-se que a Google vai pagar 306 milhões de euros ao fisco italiano por impostos devidos entre 2001 e 2015.

Pormenores
Publicidade online
Em 2016, Google e Facebook obtiveram um quinto das receitas mundiais da publicidade online: 97,3 mil milhões de euros.

Receitas anuais
A Alphabet, dona da Google, registou ganhos globais superiores a 80 mil milhões de euros em 2016.

Multa recorde
A Comissão Europeia aplicou uma multa recorde à Google de 2,42 mil milhões de euros "por abuso de posição dominante no mercado de motor de busca".

Apoio europeu
"Tudo o que podemos fazer contra esses gigantes da internet tem de ser a nível europeu", disse o ministro da Cultura em abril, na CMTV.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)