Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
1

EXPLOSÃO AO RETARDADOR

O Ocidente assimilou rapidamente o ‘rock’ nascido nos anos 50, mas em muitos países os gostos eram outros – e nalguns a repressão chegou a abater-se sobre os intérpretes.
11 de Outubro de 2003 às 16:00
A explosão do rock 'n' roll, da moda e do cinema no mundo ocidental aconteceu de maneira diferente noutros lugares do mundo, onde por vezes foi mesmo combatida. A série de três episódios ‘Sexo, Moda & Rock ’n’ Roll’, que o canal People Arts estreia na terça-feira, mostra o que aconteceu noutros países e como estes estavam sintonizados e ao mesmo tempo isolados do Ocidente.
O primeiro episódio (terça-feira, 19h00, repetição às 22h00) explora o desenvolvimento bombástico do rock 'n' roll e as diversas maneiras como muitos países tentaram bani-lo. O cantor brasileiro Gilberto Gil, co-fundador do movimento Tropicalismo, recorda como foi preso e exilado por ter sido o mais famoso ‘hippie’ do seu país. Ironicamente, o ‘criminoso’ de então é actualmente ministro da Cultura.
O 2º episódio (dia 21 às mesmas horas) retrata o mundo da moda e das tendências mundiais. A mini-saia inaugurou uma nova era na moda, que se espalhou a partir do Ocidente, influenciando as culturas do mundo inteiro. O 3º e último episódio (dia 28, mesmas horas) revela a revolução cinematográfica que aconteceu fora de Hollywood.
PERGUNTAS COM RESPOSTA
A série ‘Sexo, Moda e Rock’ n’ roll’ responde a um conjunto de intrigantes perguntas no âmbito de uma interessante excursão pelo mundo dos ícones da música, da moda e do cinema, fora do mundo ocidental nos anos 60, 70 e 80.
- Porque é que enquanto o mundo se embalava ao som dos Beatles, em África o sucesso era um número de jazz chamado Independência Cha Cha?
- Como é que uma actriz brasileira de telenovela se tornou a maior estrela na China?
- Quem inventou o biquini fio dental brasileiro?
- Porque é que uma casa de banho pública de Moscovo se tornou no melhor lugar da União Soviética para se comprar ‘jeans’ na década de 70?
- Como é que uma pequena bailarina de ballet de Hong Kong revolucionou os filmes de Kung Fu, cinco anos antes de Bruce Lee?
- Porque é que Fela Kuti, pioneiro da batida afro, se casou com as suas 26 cantoras num só dia?
Ver comentários