Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
9

Fátima Lopes ganha balanço

Depois da vitória fulgurante de ‘Praça da Alegria’ (RTP1) em Outubro, o programa matinal da SIC consolida domínio.
8 de Dezembro de 2006 às 00:00
A um mês de terminar o ano, o programa matinal da SIC, ‘Fátima’, afirma-se como o provável vencedor de audiências na faixa das 10h00 às 13h00 dos dias úteis, em que concorre com os congéneres da RTP1 e TVI. O share de Novembro, 30,1%, repõe o predomínio que o programa apresentado por Fátima Lopes conquistara desde Junho, e que apenas fora quebrado pela subida fulgurante de ‘Praça da Alegria’ em Outubro (de 25,1% em Setembro passou para 30,2% no mês seguinte).
Estreado em Novembro de 2005 como reformulação de ‘SIC 10 Horas’, ‘Fátima’ conta, assim, com oito vitórias nos primeiros 11 meses do ano, uma das quais partilhada com ‘Você na TV!’ da TVI (Maio, 28,2% para cada um dos programas). O veterano ‘Praça da Alegria’, apresentado por Jorge Gabriel e Sónia Araújo, venceu, neste ano, apenas o mês de Outubro, o que não lhe permite ir além do share global de 26,3%. Percurso mais favorável tem feito o programa de Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira, ‘Você na TV!’, que até agora assegurou o share global de 26,6%, apenas ultrapassado pelo valor de 28,2% de ‘Fátima’. O programa matinal da TVI venceu dois meses do ano (Janeiro e Maio), o último dos quais em conjunto com ‘Fátima’.
Cada um dos programas matinais da RTP1 e da TVI registou cinco vezes o pior resultado do mês (em Setembro com o mesmo share, 25,1%), enquanto ‘Fátima’ só em Janeiro se colocou na cauda das audiências, com 27,2% de share. Curiosamente, estes programas matinais revelam maior apetência para conquistar telespectadores nos meses de Verão, como se confirma nos valores de audiência média constantes do gráfico ao lado. A ausência de ‘Você na TV!’ na grelha de Agosto da TVI também contribui para estes valores e poderá retirar capacidade a este programa na competitiva disputa da classificação global.
SHARE - MÉDIA ANUAL
'Praça da Alegria': 26,3%
'Fátima': 28,2%
'Você na TV!': 26,6 %
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)