Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
7

Festival à antiga

A RTP recupera hoje a antiga tradição do Festival da Canção. São dez as músicas a concurso e os telespectadores vão ajudar o júri de cinco elementos a escolher aquela que representará Portugal no Festival Eurovisão.
10 de Março de 2006 às 00:00
Eládio Clímaco e Isabel Angelino assistem aos ensaios
Eládio Clímaco e Isabel Angelino assistem aos ensaios FOTO: Jorge Godinho
Com três duplas de apresentadores, de gerações diferentes, os veteranos Helena Ramos e Eládio Clímaco são da opinião de que “já estava na altura de recuperar a tradição”. “É importante fazer-se um evento destes, especialmente quando a RTP está a caminho de festejar os 50 anos”, refere Helena Ramos, destacando a interactividade com o público: “Os tempos mudam e é preciso cativar os telespectadores.”
Eládio Clímaco, que apresentou pela primeira vez o Festival em 1976, espera que esta edição seja o renascer de um espectáculo que parava o País. “É uma Fénix que surge das cinzas”, considera, dizendo que “o festival nunca saiu de moda” pois “os mais jovens perguntam-me na rua quando é que volta a existir um Festival”.
Jorge Gabriel e Isabel Angelino representam a geração intermédia, enquanto Daniel Oliveira e Helena Coelho a mais nova. O júri é composto pelo encenador Felipe La Feria, pela cantora Simone de Oliveira, pelo músico Tozé Brito, pelo crítico João Gobern e pela estilista Fátima Lopes. Nos participantes, destaque para Madison Lúcia, luso-descendente que vive na Austrália.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)