Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
8

Ficção nacional invade o Mundo

Vender ficção nacional para todo o Mundo é, cada vez mais, uma estratégia dos canais generalistas. A TVI, por exemplo, já vendeu novelas e séries para mais de 25 países, desde a Indonésia e Vietname, até aos EUA e China. Já este ano, a estação vendeu a série ‘Morangos com Açúcar’ para Israel (sétima temporada), Angola (quarta temporada) e ao canal Panda Biggs (primeira série), que depois emite a ficção em Angola e Moçambique. A série juvenil também já foi transmitida na Roménia e nos EUA.
17 de Outubro de 2011 às 01:00
‘Morangos com Açúcar’ (TVI), ‘Lua Vermelha’ (SIC) e ‘ Vila Faia (RTP 1) são três das produções nacionais que fazem sucesso fora de portas
‘Morangos com Açúcar’ (TVI), ‘Lua Vermelha’ (SIC) e ‘ Vila Faia (RTP 1) são três das produções nacionais que fazem sucesso fora de portas FOTO: direitos reservados

"A venda no mercado internacional de produtos da TVI é sinónimo do reconhecimento de qualidade das produções da estação. Não são só uma importante fonte de rendimento para a TVI, mas acreditamos que seja um elogio ao excelente trabalho de todos os que trabalham na produção das mesmas", diz ao CM Margarida Vitória Pereira, directora de programação internacional da TVI.

Neste momento, existem várias consultas de países interessados em novelas da TVI, com destaque para ‘Meu Amor', a vencedora de um Emmy. O interesse vai até à China, país onde existe uma opção para a produção local de ‘Morangos com Açúcar'. Recentemente, a TVI vendeu ‘Equador' para o Brasil, onde algumas novelas da RTP também serão vistas. O canal público vendeu a uma distribuidora brasileira os direitos de ‘Banqueira do Povo', ‘Terra Mãe' e do remake de ‘Vila Faia'.

Na SIC, e apesar de existirem várias negociações em curso, um dos êxitos internacionais é ‘Lua Vermelha', cujos direitos foram vendidos a países da América Latina e América do Norte. ‘Tás Aqui Tás Apanhado' é outro dos formatos vendido fora de Portugal, assim como o trabalho ‘José Mourinho - O Melhor Treinador do Mundo', negociado com cerca de 20 países, e ‘O Regresso dos Incríveis' com Cristiano Ronaldo e com Pepe.

FICÇÃO TELENOVELAS EXPORTAÇÃO ISRAEL ANGOLA MORANGOS COM AÇÚCAR VILA FAIA LUA VERMELHA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)