Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
7

Final da novela na frente

Chegou anteontem ao fim a novela da Globo ‘Senhora do Destino’, exibida em horário nobre na SIC, com o previsto desfecho apoteótico que celebrou, finalmente, a união da protagonista, ‘Maria do Carmo’ (Suzana Vieira), com ‘Giovanni’ (José Wilker).
5 de Junho de 2005 às 00:00
O rapto da filha de 'Isabel' (Carolina Dieckman) foi um dos momentos altos do último episódio
O rapto da filha de 'Isabel' (Carolina Dieckman) foi um dos momentos altos do último episódio FOTO: Globo
Apoteótico será, no entanto, um adjectivo algo exagerado, considerando que, não só o final da trama era desde há muito badalado na imprensa, como também as audiências não traduziram com expressividade a ânsia dos espectadores em seguirem a conclusão da trama de Aguinaldo Silva. Enquanto o episódio de anteontem foi visto por cerca de 1,5 milhões de espectadores – registando uma audiência média de 16,2% e uma quota diária de 38,6% –, outros houve que superaram esta fasquia.
A título de exemplo, e considerando uma data recente, 30 de Março, quase 1,8 milhões de pessoas assistiram à novela (18,9%/49,2%). Também o final de ‘Chocolate com Pimenta’ – mais uma novela da Globo, agora em reposição na SIC –, transmitido em Setembro, conseguiu melhor ‘performance’, ao atingir 20,8 pontos de audiência, o que significa que cerca de 1,9 milhões de telespectadores assistiram ao episódio.
Já no Brasil, onde o desfecho de ‘Senhora do Destino’ foi visto a 11 de Março, o episódio bateu todos os recordes de audiência até então. Mas o rótulo de campeã fugiu-lhe rapidamente para ‘América’, que estreou três dias depois.
Enquanto o primeiro episódio da história de ‘Maria do Carmo’ foi visto por 2,5 milhões de espectadores, só em São Paulo (e na última semana de exibição rondou os 50 pontos no Ibope, que mede as audiências em São Paulo)–, o arranque de ‘América’, que a SIC estreia amanhã superou todas as expectativas ao ser visionada por 2,6 milhões de telespectadores.
Anteontem, porém, foi a TVI que liderou o quadro geral de audiências, ao colocar quatro programas no ‘top5’ dos formatos mais vistos, a seguir à novela da SIC – ‘Ninguém como Tu’ (16%/36,3%), ‘Jornal Nacional’ (12,3%/35,9%), ‘Quinta’ (11,2%/32,7%) e ‘Morangos com Açúcar’ (10,7%/42,9%).
'AMÉRICA', 'COWBOYS' E POLÉMICA
‘América’, a novela da Globo que estreia amanhã na SIC, narra a saga dos brasileiros que sonham com fama e fortuna nos Estados Unidos, sobretudo no mundo dos ‘rodeos’, e fazem loucuras para conseguir entrar no País, como atravessar rios e o deserto a pé. Em torno de ‘Sol’ (Débora Secco) e ‘Tião’ (Murilo Benício), a autora, Glória Perez, esquadrinha os sonhos e os desaires de quem tenta a sorte longe de casa e, paralelamente, a angústia dos que ficam na sua terra natal.
Dividindo a trama entre os EUA e o Brasil, ‘América’ mostra igualmente o mundo de milionários cariocas, aparentemente felizes, mas que se perdem em meandros de ambição, amores proibidos e traumas que escondem a sete chaves.
Além das confusões e polémicas na trama, a novela também tem vivido um clima semelhante nos bastidores. Glória Perez desentendeu-se com o realizador, Jayme Monjardim, e conseguiu que ele deixasse a novela, em nome do bom andamento da trama, mas a verdade é que essa “chicotada psicológica” não resultou. Depois do sucesso da estreia, ‘América’ tem alcançado índices de audiência bem abaixo do esperado.
Ver comentários