Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
4

Final da UEFA é campeã no futebol

O futebol é mesmo o programa-rei para os canais de televisão. Que o diga a RTP 1, que, numa análise aos 11 jogos mais vistos de Janeiro a Maio, foi a vencedora absoluta, destacando-se a final da Taça UEFA, entre o CSKA e o Sporting, a campeã das audiências. Ainda anteontem o exemplo não deixou margem para dúvidas: graças ao Benfica-V. Setúbal, o canal público garantiu os melhores resultados do dia.
31 de Maio de 2005 às 00:00
Perto de três milhões de telespectadores seguiram a final da Taça UEFA, entre o CSKA e o Sporting
Perto de três milhões de telespectadores seguiram a final da Taça UEFA, entre o CSKA e o Sporting FOTO: Jorge Paula
Na tabela dos jogos preferidos, o canal estatal colocou nove transmissões, contra duas da TVI. No entanto, é de salientar que a RTP 1, cujos produtos-âncora são a Informação e o Desporto, perdeu por duas vezes o lugar para a SIC, a 15 e a 17 de Março.
João Pedro Mendonça, editor de Desporto da RTP 1, salienta: “A RTP deixou de ter um produto que era tradicional, mas manteve a Liga dos Campeões, passou a ter mais jogos da Taça UEFA e a Taça da Liga inglesa, produtos que são do agrado dos portugueses e os resultados assim o mostram”, diz. A prova disso mesmo foram os quase três milhões de telespectadores que assistiram à final da Taça UEFA.
“Uma final da Taça UEFA é sempre um momento que as pessoas gostam de ver e a envolvência criada pelo Sporting tornou possível este epílogo”, diz Mendonça, que, agora, concentra a atenção na grelha de Junho, mês forte para a RTP 1 e RTPN em matéria de futebol, com a transmissão de 24 partidas.
“Transmitiremos os jogos das selecções A e sub-21, dos sub-20 no Torneio Toulon e a Taça das Confederações”, conclui o responsável, apostando na “seriedade e sobriedade” de uma equipa de mais de 20 pessoas.
Graças à final da Taça de Portugal, a RTP 1 ocupou anteontem quatro postos no ‘top5’. O jogo foi o mais visto: audiência de 19,3% e ‘share’ de 67,8%.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)