Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
9

FOTOGRAFIAS TIRADAS POR TELEMÓVEIS GERAM POLÉMICA

Os telemóveis equipados com câmaras fotográficas estão a ser alvo de acesa polémica um pouco por todo o Mundo, levantando questões de privacidade para as quais ainda não há respostas eficazes.
16 de Dezembro de 2003 às 17:09
FOTOGRAFIAS TIRADAS POR TELEMÓVEIS GERAM POLÉMICA
FOTOGRAFIAS TIRADAS POR TELEMÓVEIS GERAM POLÉMICA FOTO: d.r.
As autoridades de vários países já optaram mesmo por avançar com algumas medidas para tentar solucionar o problema levantado pelo uso cada vez mais generalizado deste tipo de equipamentos.
Depois da Coreia do Sul ter exigido que estes telemóveis emitam um som agudo cada vez que se tira uma fotografia, foi agora a vez do governo húngaro proibir o uso destes equipamentos para obter e enviar imagens de pessoas sem o consentimento destas.
Para as autoridades de Budapeste, os utilizadores deste tipo de telemóveis que não respeitem a privacidade alheia podem vir a ser levados perante a justiça, bem como as operadoras deste tipo de serviços.
As preocupações do governo húngaro em relação a esta nova realidade aumentaram depois de uma operadora de serviços de telefone móvel ter avançado com uma publicidade no mínimo polémica.
“Se vir uma jovem ou um homem bem parecidos na rua, não hesite e partilhe essa experiência estética com os seus amigos/as via MMS”, propunha o anúncio da operadora num flagrante convite à quebra do direito à privacidade.
Segundo uma fonte próxima do governo húngaro, tirar e transmitir imagens sem o consentimento legal da pessoa visada pode vir a implicar um processo por responsabilidade civil, ou mesmo penal.
Ver comentários