Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
2

Frenético 2005!

Preparem-se! O ano que agora dá as primeiras passadas vai ser frenético. É inevitável: com o estado a que chegámos, Portugal será transformado em 2005 numa enorme campanha eleitoral. São as legislativas antecipadas a 20 de Março; são as autárquicas lá para o final do ano; e, claro, dentro de um ano estaremos de novo a caminho das urnas para escolher o sucessor de Jorge Sampaio. Resistiremos a tanta promessa, a tanto beijo nas feiras e mercados, a tanto avental cor-de-laranja, a tantos sacos de plástico cor-de-rosa, a tantos duelos verbais? Claro que aguentamos, pois então! Nem há mesmo outro remédio!
7 de Janeiro de 2005 às 00:00
Enquanto isso, a televisão continuará a ser o ópio do povo, servindo de panaceia para (quase) todos os males. E nesse capítulo, 2005 vai oferecer ao espectador mais do mesmo, sem que isso seja pejorativo para os operadores.
A RTP vai continuar a percorrer o caminho que, acertadamente, iniciou há dois anos e meio, valorizando a sua grelha de programação, apostando na boa ficção (mesmo que sem o correspondente reconhecimento do público, traduzido em audiências…), numa linha de documentários rigorosa e interessante e sendo capaz de inovar em formatos, numa tentativa de se aproximar dos públicos mais jovens. Do ponto de vista informativo, este é o ano decisivo. Dos novos responsáveis pelo sector espera-se o dinamismo adequado à mobilidade informativa que se adivinha. E é neste capítulo, precisamente, que o operador público pode tornar-se na estação de referência em Portugal. Com entrevistas aos homens certos, com debates mobilizadores e esclarecedores, a RTP deve apostar em horário nobre naquilo que os privados só podem apresentar a horários menos férteis ou na plataforma de cabo.
Para SIC e TVI o baile é outro e, também aqui, a receita é conhecida. A SIC leva a vantagem de partir à frente, com uma sólida máquina de humor montada, com novas caras e talentos confirmados nesta área. Aos ‘Malucos’, aos ‘stand-up’s’ do ‘Levanta-te e Ri’, às ‘Manobras de Diversão’, entre outros, juntam-se agora o regresso de Camilo e mais gargalhadas para todos os gostos. Pode ser para rir, mas o trabalho feito em Carnaxide é bem sério!
Na TVI, a bem sucedida ‘Quinta das Celebridades’ abre caminho a uma segunda edição, com as devidas alterações para manter acesa a chama. Está prometido ainda mais um ‘reality show’ surpreendente e diferente de tudo o que já foi visto. E, claro, há ainda o grande fenómeno do ano: José Castelo Branco. O que é que Moniz vai fazer com este ás de ouros? Aguardemos para ver. As cartas vão começar a ser lançadas…
PS - A partir desta semana, a Correio TV passa a ser editada à 6ª feira com o seu CM. O fim-de-semana começa mais cedo!
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)