Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
5

GfK ganha luta pelas audiências

A GfK Portugal venceu o concurso para recolher e analisar as audiências televisivas, derrotando a Marktest, que fornecia este serviço desde 1998. A decisão, tomada pela Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM), foi conhecida ontem, após três meses de discussão.
11 de Março de 2011 às 00:30
Fernando Cruz é o director-executivo da Comissão de Análise de Estudos de Meios, que deu a vitória no concurso de audimetria à GfK Portugal
Fernando Cruz é o director-executivo da Comissão de Análise de Estudos de Meios, que deu a vitória no concurso de audimetria à GfK Portugal FOTO: direitos reservados

"Vamos reunir o conselho de administração e fazer a avaliação das consequências da decisão", disse Jorge Fonseca Ferreira, presidente executivo da Marktest, que, apurou o CM, facturava cerca de 2,1 milhões de euros ao ano pela recolha e análise destes dados. António Salvador, director-geral da GfK, disse compreender que a decisão não foi fácil de tomar. "É difícil cortar com uma empresa que fornece um serviço há muitos anos", adiantou o responsável, consciente de que a tarefa que se avizinha não será fácil.

O novo sistema de audimetria, que estará adaptado para a Televisão Digital Terrestre, tem de entrar em funcionamento até ao final do ano. "Estamos com três meses de atraso. A fase de testes também deveria ser de três meses. Temos de recalendarizar todo o processo, mas estamos muito entusiasmados", concluiu.

NOVA EMPRESA COM PROPOSTA MAIS BARATA

Segundo a CAEM, os resultados do concurso decorreram da "análise e classificação efectuada às propostas técnicas e económicas apresentadas pelos concorrentes." Ao CM, Fernando Cruz, director-executivo, admite que as propostas eram muito parecidas, mas a GfK oferecia melhores condições financeiras. "A diferença não era grande, mas era significativa. Aliás, é difícil haver variações no mercado", indicou, sem querer adiantar valores. O CM apurou, contudo, que a proposta da GfK era 4 por cento mais barata do que a apresentada pela Marktest.

GFK AUDIMETRIA AUDIÊNCIAS EMPRESA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)