Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
8

GOVERNO SATISFEITO COM ADESÃO DOS JORNAIS NACIONAIS

O secretário de Estado Adjunto da Presidência, Feliciano Barreiras Duarte, afirmou na sexta-feira passada que o Governo está satisfeito com a adesão dos jornais regionais à reforma do sector, nomeadamente no que concerne as novas regras do porte pago.
4 de Julho de 2004 às 00:00
Para Feliciano Duarte, a adesão das empresas com “interesse sério” no sector está a ser “total”, embora ainda existam alguns responsáveis de títulos que levantam problemas porque têm sobrevivido em excesso dos apoios estatais. Esse é o caso da “única associação do sector que reclamou”, disse Barreiras Duarte, referindo-se à Associação Portuguesa de Imprensa Regional (APIR).
O modelo do porte pago existente é “amador e proteccionista”, mas foi uma solução “razoável idealizada para um país de há dez ou vinte anos atrás”, defendeu ainda. Apesar dos apoios do Estado, os índices de leituras dos jornais regionais diminuíram em 10%, mas o número de títulos, em contrapartida, aumentou 40%.
Nesse sentido, para impedir este cenário, o Governo quer implementar um “modelo intermédio empresarial”, que visa conceder apoios médios de 50 por cento do porte pago a partir de 2008. “O porte pago vai continuar a existir mas com critérios mais apertados”, garantiu.
Em contrapartida, o Governo está a negociar com a agência Lusa a produção de “conteúdos dedicados” para a imprensa regional e local de modo a “melhorar a oferta existente”, sublinhou Barreiras Duarte.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)