page view
Imagem promocional da micronovela
MICRONOVELA

Herança de sangue Há heranças que não se escolhem.

Governo sem contratos com a Palantir

Secretaria-Geral garante que não celebrou acordos com a empresa norte-americana de soluções de inteligência artificial que tem gerado controvérsia e está fortemente presente na Europa.

26 de junho de 2026 às 01:30

A Secretaria-Geral do Governo garantiu ao CM que "não celebrou qualquer contrato" com a Palantir, empresa norte-americana de desenvolvimento de soluções de inteligência artificial (IA), especializada na área militar e de segurança, fornecedora de uma quantidade maciça de dados a Governos, empresas e Forças Armadas.

Liderada pelo filósofo Alex Karp, fundador da empresa com o multimilionário Peter Thiel, próximo da Administração Trump, a Palantir tem sido protagonista de grandes polémicas, a última das quais, já este ano, ao lançar uma declaração de princípios de 22 pontos na qual defende, por exemplo, o desenvolvimento massivo de armas com IA - como robôs assassinos -, e a obrigação moral das grandes empresas tecnológicas dos EUA de nele participarem, o serviço militar obrigatório e sugere que algumas culturas são inferiores a outras. Entre os seus clientes estão, claro, os EUA, mas também Israel, França, Alemanha e Reino Unido (tem um contrato com o Serviço Nacional de Saúde), só para nomear alguns. Tem fornecido também soluções tecnológicas para as guerras no Irão e Ucrânia.

Ao CM, o Governo disse não dispor de informação relativa a contratos celebrados por outras entidades da Administração Pública, não podendo, portanto, descartar-se a possibilidade de a Palantir fornecer serviços a outras entidades do Estado português, nomeadamente por via de subcontratação.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Vidas

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8