Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
1

Guilherme Costa é o novo presidente da RTP

Guilherme Costa, administrador não executivo do grupo Impresa, foi o nome escolhido pelo Governo para presidir ao conselho de administração da RTP, sucedendo a Almerindo Marques, que foi encaminhado para a presidência da Estradas de Portugal.
23 de Novembro de 2007 às 12:56
“O Dr. Guilherme Costa aceitou o convite para presidir ao conselho de administração da RTP, Rádio e Televisão de Portugal, SA, no mandato de 2008 a 2011”, informou o gabinete do ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, que tutela o operador público.
Em declarações aos semanário 'Expresso', Guilherme Costa afirmou hoje que pretende manter a linha de trabalho iniciada pela administração de Almerindo Marques.
Escusando-se a adiantar mais pormenores sobre o projecto e a futura equipa que o vai acompanhar, Guilherme Costa afirmou que aceitou o convite da tutela para assumir a gestão da RTP e RDP até 2011 "por se tratar de um projecto profissional estimulante".
O novo presidente da estação pública nasceu em 1951, é Licenciado em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa e é gestor profissional e docente universitário.
Do seu currículo fazem parte a presidência do ICEP, da Gescartão e da Portucel-Viana. Guilherme Costa foi também membro dos conselhos de administração da Sonae-Indústria, da Portucel e da Soporcel, entre outras empresas.
A actual equipa de administradores da RTP, constituída por Ponce Leão, vice-presidente, Costa e Silva e Luís Marques, vogais, apresentaram hoje o pedido de renúncia aos cargos, com vista a "facilitar o processo de transição da actual e da próxima administração", referem em comunicado aqueles responsáveis. A equipa de administradores mantém-se em funções até à tomada de posse da futura administração.
GOVERNO QUER MANTER PONCE LEÃO
O ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, afirmou hoje ser vontade do Governo e do futuro presidente indigitado da RTP, Guilherme Costa, que o actual líder interino da empresa, Ponce Leão, transite para a nova administração.
Ponce Leão será o presidente interino do conselho de administração da RTP até ao final do ano, tendo assumido as funções de vice-presidente na equipa de Almerindo Marques, que hoje tomou posse como presidente da Estradas de Portugal.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)