Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
8

Hemeroteca reabre

A Hemeroteca de Lisboa reabre amanhã ao público no Palácio dos Marqueses de Tomar, no Bairro Alto, de onde os seus serviços e espólio foram retirados em Dezembro, devido a ameaça de derrocada do edifício.
16 de Abril de 2006 às 00:00
Hemeroteca de Lisboa
Hemeroteca de Lisboa FOTO: Jorge Godinho
A Câmara Municipal de Lisboa anunciou ontem que a Hemeroteca passa a dispor de “novos serviços”, nomeadamente “a criação de um serviço de digitalização e imagem para pedidos de digitalização, na biblioteca ou à distância”.
O edifício passa agora a deter novos espaços de consulta e leitura, “reorganizados por áreas temáticas, com uma forte aposta no atendimento personalizado”. Também na abertura ao público haverá alterações, passando “a funcionar num horário mais alargado”: das 10h00 às 19h00, durante a semana, e das 13h00 às 1900, aos sábados.
Ao todo, de acordo com o director Álvaro de Matos, “só nas salas de leitura, são mais de mil títulos de colecções de jornais e revistas em livre acesso, cruzados com colecções digitais, numa política que privilegia a simplificação e desburocratização”.
O dia de reabertura será ainda marcado pela inauguração da exposição ‘O Terramoto de 1755 na Hemeroteca de Lisboa: fontes & bibliografia’, em exibição até 30 de Abril.
A Hemeroteca Municipal contém 20 mil títulos, publicados desde 1715, num acervo documental que perfaz quase 400 mil volumes.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)