As ‘Férias de Verão’ do formato juvenil da TVI trazem praia, música, teatro, dança e uma viagem a Londres. Haverá ainda mais cenas de atracção entre rapazes, como já está a acontecer na actual temporada.
Este Verão, alguns jovens actores de ‘Morangos com Açúcar’, na TVI, vão ter pela frente papéis complexos. Com efeito, há rapazes que, já na série em exibição, e que está quase a chegar ao fim, questionavam ou levavam os colegas a questionar a sua sexualidade. Aliás, no final desta sétima temporada, veremos cenas de rapazes a sentirem-se atraídos (ver caixa). Mas, nos episódios das ‘Férias de Verão’ da série VII, que já começaram a ser gravados há cerca de três semanas, o tema vai ser ainda mais central, como revela à Correio TV o autor de ‘Morangos’, José Pinto Carneiro, da Casa da Criação. “Entre os temas polémicos da série de Verão dos ‘Morangos’, o principal é o da homossexualidade”, adianta o guionista. O assunto, acrescenta José Pinto Carneiro, será “revelado de uma forma bem-disposta, mas séria, realista e bem cuidada”. Segundo o autor, “o tema da homossexualidade tem inerente uma mensagem de realismo e de aceitação”.
Uma viagem ao estrangeiro, mais concretamente a Londres, marcará parte da acção de ‘Morangos com Açúcar VII - Férias de Verão’. “Vamos para o estrangeiro, mas a história não se centra nisso”, revela José Pinto Carneiro. O argumentista esclarece: “Estamos a falar na visita a Londres, na sequência da atribuição de bolsas de estudo a alguns alunos. Aqueles que recebem as bolsas vão a Inglaterra tratar das inscrições para o próximo ano lectivo na capital daquele país. Quando terminar a sétima série de ‘Morangos’, os alunos do 12.º ano saem da escola, sendo que alguns deles são os escolhidos para estudar em Londres.” José Pinto Carneiro avança: “Haverá surpresas e alguma frustração no que diz respeito a essas bolsas”. O mais provável é que a oitava série de ‘Morangos com Açúcar’ continue a explorar o ambiente da escola de artes. Mas o autor, sobre a questão, nada adianta, reportando-se apenas à série de Verão da sétima temporada, sobre a qual diz, ainda: “Há mais viagens, mas em Portugal. São viagens ligadas à vida das personagens”.
No Verão, adianta José Pinto Carneiro, “vai haver um desafio artístico para os alunos em geral que os deixará desconcertados”. E revela: “Haverá muitas reviravoltas, algumas atribulações e um final forte”. O autor confessa: “Eu gosto muito das cenas finais desta temporada”. Com efeito, e segundo Pinto Carneiro, a série das férias “continua a ter música e teatro por todo o País, dentro e fora da escola, e também na praia. E terá muita dança também, de vários estilos, com um pouco de tudo”. A Banda Tribo vai actuar em gravações e poderá haver figuração nos locais dos concertos. Há hipóteses de a banda sair para fora de Lisboa. O autor de ‘Morangos com Açúcar’ refere ainda a importância que será dada às artes mesmo durante o Verão. “Vamos testar os limites da arte e discutir esse assunto”, garante. Enquanto isso, haverá alguns adultos que também continuarão a aparecer na série. “Sempre num tom brincalhão, explora-se um pouco a vida das personagens adultas. Há casamentos que vão continuar a balançar e há outras uniões que podem surgir”, diz José Pinto Carneiro. Muito satisfeito com as boas audiências da série, que tem marcado sempre presença entre os primeiros dez lugares dos programas mais vistos dos dias úteis, oscilando frequentemente entre o quarto e o sexto lugar, o autor de ‘Morangos’ argumenta que “a equipa, no seu todo, a produção em geral, os actores e o coreógrafo, Vítor Fonseca [no elenco entra como o professor de dança Zé Milho] fizeram um bom trabalho. E os nossos actores nesta escola de artes não se ficam apenas pelo talento da representação. Temos ali muito bons talentos nas áreas da dança e da música”.
É na Ericeira que foi encontrada a praia ideal que servirá de cenário às cenas das ‘Férias de Verão’ da série. Mas, no enredo, essa mesma praia nunca é referida como sendo na Ericeira, simulando ser uma praia mais próxima de Lisboa. “Há personagens novas que trazem algum mistério e aventura à história”, afirma José Pinto Carneiro, confirmando que esses jovens foram escolhidos através de castings, após o que frequentam o workshop de representação da Plural. Depois de formados os jovens, cabe a Hugo de Sousa, de 32 anos, realizador e também coordenador da série juvenil da TVI, ler as páginas com as sinopses dos episódios, ter reuniões criativas e, como disse à Correio TV, “garantir que os actores se sentem confortáveis com aquilo que fazem, ver como se estão a desenvolver os personagens, o que há a alterar e gerir algo muito trabalhoso, que são os eventos especiais”. Para esses eventos especiais é necessário definir em que cenário se processam as gravações, de quantas câmaras e gruas necessitam e quantos figurantes são contratados. “Um único episódio de ‘Morangos com Açúcar’ tem entre 50 a 60 cenas”, revela.
CENAS HOMOSSEXUAIS: NUNO E FÁBIO VÊEM FILME E ACARICIAM MÃOS
Fábio (Miguel Santiago) não cessa de surpreender. Durante toda a sétima e actual temporada de ‘Morangos com Açúcar’ o jovem mostrou-se homofóbico em relação ao amigo e companheiro de apartamento André (Diogo Lemos), um jovem dançarino bonito e com tiques um pouco efeminados. Na verdade, Fábio sempre rotulou o amigo de gay mas, ao mesmo tempo, deixa antever a possibilidade de ele próprio sentir alguma atracção, não assumida, por rapazes. Agora, no episódio 142, que deverá ir para o ar na última semana de Maio, um amigo de Fábio, Nuno (Carlos Malvarez), vai com ele para o apartamento ver um filme de Tom Cruise, e Nuno acaricia a mão de Fábio e tenta beijá-lo, o que Fábio recusa.
ROMANCE ENTRE PROFESSORES: “PODE HAVER CASAMENTOS”
Os romances de ‘Morangos VII’ não se limitam aos estudantes. Também têm surgido, e continuarão no Verão, os amores entre as personagens adultas, como é o caso dos professores Félix (Pedro Pernas) e Ângela (Sofia Duarte Silva). “Pode haver casamentos”, adianta o autor, José Pinto Carneiro.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.