Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
5

Humor em tempo de guerra

Os atentados em Londres retraíram os humoristas da comunidade islâmica inglesa. Shazia Mirza evita as piadas.
19 de Agosto de 2005 às 00:00
A TV britânica é, por tradição, um meio aberto a comédias de cariz étnico. Mas depois dos atentados terroristas de 7 e 21 de Julho é de prever que os humoristas islâmicos tenham dificuldades em fazer rir os ingleses. Shazia Mirza, comediante britânica de 29 anos, de ascendência paquistanesa, cujos trabalhos para televisão incluem o especial da BBC ‘Ten Things You Wanted To Know About Islam (But Were Afraid to Ask)’ faz questão de demarcar o seu papel enquanto humorista da sua religião.
“O que aconteceu não tem qualquer graça. Não creio que a comunidade muçulmana aprecie que eu o comente”, disse Mirza, a propósito dos atentados, em entrevista à Associated Press. Esta reserva contrasta com a sua habitual ousadia. “Não acho que só por ser muçulmana tenha de falar sobre os bombistas ou sobre a Palestina”, justificou.
Perante a situação delicada que se vive em Inglaterra não é de espantar que Mirza seja mais moderada. A comediante tem noção do preço a pagar pelo seu trabalho, até em períodos menos conturbados: “Nenhum muçulmano casará comigo porque eu faço ‘stand-up comedy’, logo crêem que sou lasciva”.
"VALHA-ME DEUS!"
Protagonizada por actores de ascendência indiana e paquistanesa, esta série conquistou o público internacional.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)