Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
5

Ida de Passos à RTP em risco

Comissão Nacional de Eleições dá ‘nega’ a entrevista ao primeiro-ministro.
6 de Setembro de 2013 às 01:00
A entrevista agendada com o primeiro-ministro para a RTP pode não acontecer
A entrevista agendada com o primeiro-ministro para a RTP pode não acontecer FOTO: Tiago Sousa Dias

Está em risco a realização da entrevista ao primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, anunciada pela RTP para 10 de setembro no programa ‘O País Pergunta’.

Na sequência de queixas apresentadas pelo PS e PCP, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) enviou ontem, às 19h00, uma nota para a televisão pública na qual informa que "um programa de entrevistas com responsáveis políticos, com o formato anunciado pela RTP, apenas pode ter lugar fora dos períodos eleitorais".

Em reação, Paulo Ferreira, diretor de informação da RTP, diz ao CM que vai analisar hoje (sexta-feira) a decisão, "do ponto de vista jurídico e editorial", e só depois tomará uma posição. O responsável estranha uma decisão tão rápida da CNE e lamenta a falta de informação prestada pelo organismo. "Fomos notificados hoje [ontem] às 12h36 sobre a queixa do PS e foram-nos dadas 24 horas para nos pronunciarmos. Estranhamos, portanto, que a CNE tenha tomado uma decisão 7 horas depois", diz o responsável, acrescentando que "só quando a decisão foi comunicada", a RTP teve conhecimento que "o PCP também apresentou uma participação".

O PS apresentou ainda queixa no regulador dos media. "A RTP não tem o mínimo de respeito pela diversidade de opinião, em vésperas de eleições autárquicas", diz fonte do partido ao CM. O PS acusa ainda "parte da direção de Informação da RTP" de estar "instrumentalizada".

O CM tentou mais esclarecimentos da CNE, sem êxito.

Passos Coelho RTP queixas primeiro-ministro PS PCP comissão nacional eleições
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)