Até já há quem lhe chame 'idolomania'. Tudo porque o grande sucesso alcançado pelo programa 'Ídolos' assemelha-se a uma 'febre' que ataca implacavelmente países dos quatro cantos do Mundo.
O fenómeno começou em Inglaterra, onde o 'pai' do programa, Simon Fuller, juntamente com a produtora 19 Management, imaginou e deu vida a 'Pop Idol'. O concurso estreou-se no final de 2001 e bateu todos os recordes de audiências. Além disso, a dinâmica do concurso captou o interesse da indústria discográfica, que absorveu os vencedores e transformou-os em verdadeiras estrelas à escala mundial. A 'lotaria' saiu a Will Young, vencedor com 8,7 milhões de televotos.
Desde então, o jovem de 24 anos editou o tema 'Evergreen', uma versão da 'boys band' irlandesa Westlife, que se tornou no single que mais rapidamente vendeu em toda a história da música britânica, com uma média de 1,1 milhões de cópias comercializadas só na semana de lançamento. Em 2002, Young editou o seu álbum de estreia, 'From Now On', graças ao qual conquistou um prémio Brit para Artista Revelação do Ano.
A pouco e pouco, o resto do Mundo foi seguindo o exemplo britânico. 'Ídolos' revelou-se uma fórmula com êxito garantido tanto para os media como para a indústria discográfica.
Na África do Sul, foi transmitido em 2002 e teve como vencedor Heinz Winckler, um estudante de Direito de 24 anos, cujo primeiro single chegou ao disco de platina. A grande final atingiu os 53 por cento de 'share'.
ATAQUE AOS TOPS
O vencedor holandês do concurso, Jamai Lomam, de apenas 16 anos, entrou directamente para o primeiro lugar do top com o single 'Step Right Up', tendo sido posteriormente destronado pelo segundo classificado do programa, Jim Bakkum. Mais de um terço da população viu a final, dando ao programa a maior audiência de sempre da televisão holandesa.
Na Bélgica, o programa teve início em Janeiro deste ano e consagrou como vencedor o construtor civil Peter Evrard, de 28 anos, numa final que teve um 'share' de 75,2 por cento. O primeiro disco de Peter, 'For You' atingiu o primeiro lugar do top nacional belga.
A 'idolomania' também já contagiou o mundo árabe. O programa foi transmitido da Líbia para quase todos os países árabes. As audições realizaram-se na Síria, Líbano, Dubai, Egipto, Bharein e Koweit. A final, com direito a tapete vermelho e muitas celebridades na plateia, teve lugar em Beirute, no passado mês de Agosto. A vencedora foi Diana Karazoun, de 20 anos, natural da Jordânia. Os segundo e terceiro lugares foram atribuídos a concorrentes da Síria e Líbano, respectivamente.
Do outro lado do Mundo, concretamente na Austrália, o concurso estreou em Julho, tendo a primeira emissão alcançado um 'share' de 38,3 por cento. A final terá lugar na famosa Ópera de Sydney, ainda este ano.
CONCURSO TAMBÉM É LÍDER EM PORTUGAL
No nosso País, 'Ídolos' (SIC) está, por enquanto, a seguir a tendência internacional, conseguindo igualmente excelentes audiências.
Na passada semana, a emissão especial de 'Ídolos', que foi para o ar na sexta-feira, foi o programa mais visto da televisão portuguesa, com um 'share' de 36 por cento e mais de um milhão de telespectadores. Mas a avaliar pelos índices de popularidade do programa, os valores deverão subir na fase final do concurso, emitida a partir de 3 de Outubro, e na qual os telespectadores poderão votar nos seus favoritos.
O programa, apresentado por Sílvia Alberto e Pedro Granger, lidera a tabela de audiências praticamente desde a estreia, na primeira semana de Setembro, o que juntamente com o segundo lugar da tabela de audiências obtido pelo 'Jornal da Noite', com 33 por cento de 'share', confere a liderança à SIC, que assim destronou a TVI.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.