Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
8

Imagens polémicas em horário proibido

A promoção da nova novela da SIC, ‘Jura’, está a causar polémica junto dos telespectadores. As imagens de sexo, provocantes e explícitas, têm sido emitidas em horários proibidos, inclusivamente logo pela manhã, entre programas de animação infantil, numa clara violação da Lei da Televisão. O canal de Carnaxide sujeita-se a coimas que podem ascender a 150 mil euros.
13 de Setembro de 2006 às 00:00
As imagens de ‘Jura’ já chegaram à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), que tem sido abordada sobre esta matéria. Azeredo Lopes, presidente do Conselho Regulador, não quis comentar o assunto, mas adiantou que “o tema será amanhã abordado na reunião” do organismo.
Teresa Guilherme, responsável pela produção de ficção nacional da SIC, anunciara que ‘Jura’ teria todos os condimentos necessários para se tornar apelativa aos olhos dos telespectadores e que a promoção da novela estaria à altura das expectativas geradas. A produtora prometeu e Paulo Bastos, responsável pela área de promoção do canal de Carnaxide, cumpriu. Mas se os seios de Alda Gomes e rabo de Pêpê Rapazote são motivo de conversa entre os portugueses, isso deve-se, em grande parte, à proliferação de imagens em todos os horários da estação. Sem bolinhas, nem aviso.
Segundo o número 2 do artigo 24.º da Lei da Televisão, referente aos limites à liberdade de programação, “quaisquer outros programas susceptíveis de influírem de modo negativo na formação da personalidade das crianças ou de adolescentes ou de afectarem outros públicos vulneráveis só podem ser transmitidos entre as 23h00 e as 06h00 e acompanhados da difusão permanente de um identificativo visual apropriado”, o que, na realidade, não tem vindo a suceder.
A violação deste artigo é punido com uma coima entre 7500 e 37 500 euros, caso seja considerada uma contra-ordenação leve, e entre 20 mil e 150 mil euros, em caso de contra-ordenação grave.
A direcção de Programas da SIC não esteve disponível para comentar este caso.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)