Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
6

Imersão no mundo virtual

A tecnologia FTTH, uma das versões mais comuns de rede de fibra óptica, não está regulamentada em Portugal, mas a sua utilização é cada vez mais comum no Japão, EUA, Coreia do Sul e Europa.
20 de Junho de 2008 às 00:00
Jean-Pierre Lartigue
Jean-Pierre Lartigue FOTO: Mariline Alves

A versatilidade destas redes, aplicáveis a áreas tão diferentes como a difusão do sinal de televisão de alta definição ou a telemedicina, e a elevada capacidade de banda, que ronda os 3,6 gigabytes por segundo, indicia que se trata do percurso mais provável para a revolução tecnológica. 'O objectivo do utilizador é a imersão. As várias formas de comunicação misturam-se cada vez mais, criando um ambiente virtual. A largura de banda da fibra óptica permite que se concretize o objectivo', explica Jean-Pierre Lartigue, vice-presidente de Marketing e Comunicação da Alcatel-Lucent em entrevista à Correio TV. Uma das utilizações da FTTH é possibilitar o avanço da televisão em três dimensões. 'Esta tecnologia já existe, mas o grande desafio é a produção de conteúdos para este meio. Só daqui a 15 anos será algo vulgar', diz.

FINANCIAMENTO

O CUSTO DA FIBRA ÓPTICA

As vantagens da fibra óptica em relação ao cobre são muitas, porém a desvantagem é o custo. A cobertura do território nacional poderia ascender aos dois mil milhões de euros. 'Muitos países estão a reunir fóruns de discussão onde o governo, as entidades reguladoras e os operadores falam sobre as estratégias possíveis', diz Jean-Pierre Lartigue.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)