Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
2

IMPRENSA DE SUCESSO EM ANÁLISE

Os jornais alemães ‘News’, ‘20 Cent’ e ‘Die Welt Kompakt’ foram ontem apresentados como exemplos a serem seguidos, durante a conferência mundial de editores e ‘marketeers’.
26 de Novembro de 2004 às 00:00
IMPRENSA DE SUCESSO EM ANÁLISE
IMPRENSA DE SUCESSO EM ANÁLISE
No evento, que termina hoje, foram apresentadas as ‘fórmulas’ utilizadas por estes três jornais e que tanto sucesso tiveram junto dos respectivos públicos-alvo. Sempre com o objectivo de angariar novos leitores, Marc Zeimetz, representante do grupo de comunicação alemão Holtzbrinck, explicou como conseguiu atingir as metas desejas, dizendo que é importante ser-se flexível e adaptar-se bem aos desejos dos consumidores finais.
Nos três exemplos apresentados existiu uma característica em comum, que passa por atrair leitores mais jovens, fornecendo-lhes uma informação mais concisa e fácil de ler. Desta forma pretende-se ir ao encontro das necessidades de potenciais leitores que, face ao estilo de vida das grandes cidades, não têm muito tempo disponível para ler jornais.
Ideias anteriormente apontadas por Jim Shisholm, consultor de estratégia da Associação Mundial de Jornais. Durante a sua intervenção na conferência, Shisholm defendeu que para a Imprensa ser bem sucedida deve ter uma ideia muito clara do público a que se dirige. Para este responsável, os grupos de comunicação têm de encarar os leitores como clientes e apostar em jovens jornalistas para a obtenção de sucesso.
Ver comentários