Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
8

Informação da TVI sofre revolução

José Alberto Carvalho vai entrar na TVI com carta branca para redefinir toda a linha editorial da estação. Ao que o CM apurou, esta foi uma das garantias que levou o antigo director de informação da RTP a aceitar o convite de Queluz de Baixo, onde deverá romper com a actual linha de informação da TVI.

4 de Março de 2011 às 00:30
José Fragoso e José Alberto Carvalho estiveram juntos na RTP desde 2008
José Fragoso e José Alberto Carvalho estiveram juntos na RTP desde 2008 FOTO: Manuel Moreira

Com Judite de Sousa como directora adjunta, José Alberto Carvalho deverá implementar uma linha editorial ao estilo da que Miguel Pais do Amaral desejava para a empresa no tempo em que José Eduardo Moniz era director-geral da estação, mas que acabou por não se concretizar.

Quando foi ouvido na comissão de inquérito ao caso PT-TVI, o empresário revelou que a seu pedido foi feito um estudo com a Mckinsey "sobre qual devia ser o posicionamento da informação da TVI". "Esses estudos de mercado revelaram, basicamente, que uma TVI com uma informação ‘mainstream’, portanto, credível, séria, isenta, com características diferentes, poderia ambicionar a ser líder na informação e que uma TVI com uma informação como a que tinha na altura [no tempo de José Eduardo Moniz e Manuela Moura Guedes] nunca poderia ambicionar ser líder", disse Pais do Amaral.

Agora, o empresário regressa à TVI, onde vai ter lugar na administração, e José Alberto Carvalho deve apostar numa informação em linha com o pretendido por Pais do Amaral.

Entretanto, na RTP, continua a não haver nenhuma posição oficial para a substituição de José Alberto Carvalho e Judite de Sousa. No entanto, dentro da estação pública, é dado como garantido que José Fragoso vai passar a acumular a direcção de programas com a de informação, assumindo o posto de director-geral.

Certo é que o assunto esteve ontem em discussão na reunião semanal do conselho de administração da empresa pública, que ainda não revelou a decisão final.

Até ao fecho desta edição, não foi possível contactar José Fragoso nem a administração da RTP.

TVI INFORMAÇÃO RTP JOSÉ ALBERTO CARVALHO JOSÉ FRAGOSO
Ver comentários