Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
6

Informação livre é uma “ameaça”

"Uma informação não domesticada constitui uma ameaça com a qual nem sempre se sabe lidar". A opinião é de Fernando Lima, consultor político de Cavaco Silva, e foi publicada na edição brasileira da revista ‘Campaigns & Elections’.

5 de Janeiro de 2012 às 01:00
Fernando Lima foi assessor de Cavaco Silva entre 1985 e 1995. Agora é consultor do Presidente
Fernando Lima foi assessor de Cavaco Silva entre 1985 e 1995. Agora é consultor do Presidente FOTO: Vasco Neves

Fernando Lima explicou ao CM que se trata de um artigo teórico sobre comunicação política, escrito há cerca de 15 anos e agora recuperado, que analisa a sua "participação e observação da política portuguesa e outros países". Lima foi também assessor de Cavaco Silva entre 1985 e 1995.

Questionado sobre o teor da frase, Lima adianta que a "informação hostil constitui uma ameaça" a qualquer político e questiona "quantos não tentam isso [domesticar a informação], quantos políticos não são acusados de o tentar fazer?". Enfatizando que é um texto teórico que não se serve de nenhum caso prático, Lima diz também que a opinião só o vincula a si e a "mais ninguém".

No artigo, escreve ainda que "controlar o fluxo noticioso numa época de grande competição informativa é de vital importância para o êxito de qualquer iniciativa no plano político". Lima diz ainda que a "principal fonte de notícias está no poder" e que há "notícias que resultam de fugas de informação para produzir um efeito de acordo com o objectivo que se pretende alcançar".

FERNANDO LIMA INFORMAÇÃO CAVACO SILVA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)