Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
7

INVESTIR NA ACTUALIDADE

A actualidade política, reportagem e debates de reflexão sobre grandes temas sociais, económicos e internacionais regressam em força à nova grelha da SIC Notícias.
16 de Setembro de 2002 às 22:00
Segundo adiantou ao CM Cândida Pinto, directora do canal, “a ideia é investir na actualidade e fazer do canal o grande espaço de reflexão de grandes temas políticos, sociais, económicos e internacionais”. O regresso de Mário Crespo à condução do Jornal das Nove alternando semanalmente com a jornalista Clara de Sousa é uma das novidades da nova grelha. “O formato vai ser ligeiramente alterado sendo a primeira meia hora de informação seguida de um frente-a-frente político esquerda-direita”, realçou. “Hoje estão frente-a-frente Manuel Monteiro e Miguel Portas”. Deste painel diário fazem parte, entre outros, Leonor Beleza, José Nogueira Pinto, Dias Loureiro e Edite Estrela.

Quanto à escolha de Mário Crespo - que já foi editor do internacional na SIC Notícias - para dar a cara ao Jornal das Nove, a responsável justifica que “ele é um pivô de valor e um profissional carismático que vai enriquecer a antena”.

O retorno da Edição da Noite, que terá como apresentadores João Adelino Faria e Ana Lourenço, “é o espaço de debate alargado dos temas da actualidade, sociais, económicos, desportivos e internacionais”, revelou. Na nova grelha, “a ser renovada gradualmente”, destacam-se o regresso - das 6h30 às 10h30 - da Edição da Manhã, com João Moleira e Marta Atalaya e da Edição da Tarde, das 17h00 às 20h00, com Pedro Mourinho e Carla Jorge de Carvalho.

‘Grande Reportagem’

“Um Grito na Madrugada”, é a primeira grande reportagem a ser emitida, amanhã às 22h00, na Edição da Noite da SIC Notícias, com a assinatura de Miriam Alves, Pedro Góis e Luís Gonçalves.

“É um trabalho sobre o drama das crianças abandonadas, que explicam na primeira pessoa o significado de uma má infância”, explica Cândida Pinto. “Esta reportagem conta histórias de crianças. De crianças que enchem os lares de jovens, os centros de emergência social, os tribunais de menores, os colégios do Ministério da Justiça”.

De acordo com a directora da antena, “este documento visita infâncias duras de adolescentes que dizem que têm o futuro nas mãos. Conta histórias que são também o retrato de um país. Portugal é recordista na União Europeia no número de crianças institucionalizadas e de 16 a 18 mil crianças têm como resposta o que todos consideram a última opção”.

A reportagem é depois objecto de debate com a participação de sociólogos e pedopsiquiatras.

“O documento recupera algumas das histórias reunidas no livro ‘Histórias de Desencantar’, de Paula Carvalho e Teresa Ferreira que é lançado quarta-feira”, rematou.

Programas

‘El Mundo TV’

1º episódio (repetição quinta-feira às 13h00):“Ilegal Inmigrants / A Salto para a Europa”. Documentário da Antena 3. Quarenta pessoas em duas embarcações mínimas. Às 00h00 o barco-patrulha da Guardia Civil recebe um SOS. Dias depois os corpos deram à costa. 200 mil pesetas pela travessia de Marrocos para a morte em Espanha.

‘Opinião Pública’

Não está a estrear mas é um espaço diário, às 11h00, que conta com a opinião em directo em que os espectadores podem dizer o que pensam sobre os assuntos em foco, “é um formato em crescimento no canal, a que damos grande importância, já que temos tido um excelente retorno por parte dos telespectadores”, sublinhou.
Ver comentários