Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
7

Jorge Gabriel: 30 anos de histórias

A completar 30 anos de carreira, 20 deles na 'Praça da Alegria', o apresentador fala da relação com Sónia Araújo e de novos projetos.
Carolina Cunha 9 de Dezembro de 2022 às 01:30
Jorge Gabriel
Jorge Gabriel
Jorge Gabriel
Jorge Gabriel
Jorge Gabriel
Jorge Gabriel
Prestes a celebrar 30 anos de carreira televisiva - estreou-se em 1993, na SIC, em ‘Os Donos da Bola’ -, Jorge Gabriel, hoje com 54 anos, é um dos nomes incontornáveis do pequeno ecrã em Portugal. Embora some experiências nos mais diversos horários, estas três décadas já são, no entanto, indissociáveis da ‘Praça da Alegria’, programa das manhãs da RTP 1 que apresenta há 20 anos. E o balanço, feito pelo apresentador à ‘Boa Onda’, não podia ser mais satisfatório.

"Tenho um sentimento de gratidão infinito". O projeto surgiu em 2002, depois de 10 anos na SIC, e obrigou Jorge Gabriel a mudar completamente a sua vida. Deixou Lisboa e mudou-se para o Porto, algo de que, garante, não se arrepende. São também 20 anos ao lado de Sónia Araújo, que geraram uma amizade para lá do ecrã, ferramenta fundamental para o sucesso da dupla.

"Respeito e admiração ajudam-nos a superar o pesado fardo da rotina. A amizade não seria notada se andássemos durante estes anos todos a representar umas personagens que não somos. Uma das maiores facilidades no nosso desempenho é podermos ser nós próprios." E é esse também um dos segredos para o apresentador continuar a acordar motivado para os desafios diários, que, para além da ‘Praça da Alegria’, passam também, atualmente, pelo formato semanal ‘A Hora dos Portugueses’.

Sem mãos a medir
Mas Jorge Gabriel soma também projetos fora da TV e assume mesmo a dificuldade em "sossegar". Tem um canal na plataforma de streaming Twitch, no qual interage com um público mais novo através de jogos ao vivo e interativos - já soma mais de 22 mil seguidores. Além disso, está inscrito no curso de Ciências da Comunicação, no Instituto Universitário da Maia. Porém, o facto de as aulas serem no período da manhã têm dificultado o desejo de concluir a licenciatura. Apaixonado por desporto, no início de 2023 irá ainda tirar o 2.º nível de árbitro de golfe. E, apesar de, como referido anteriormente, se sentir feliz no Norte, o apresentador não descarta a ideia de voltar à capital. "O princípio ‘nunca digas nunca’ tenho-o aplicado ao longo da minha vida profissional."
Ver comentários
C-Studio