Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
9

‘Jornal das 8’ longe de Manuela

O ‘Jornal das 8’, que estreou sexta-feira, 6 de Maio, na TVI, foi visto por 925,5 mil pessoas, o que corresponde a um share de 28,3%. O novo formato da estação de Queluz não bateu a estreia do ‘Jornal de 6ª’ de Moura Guedes, a 9 de Maio de 2008, seguido por 1,192 milhões de telespectadores (34,4% de share).
8 de Maio de 2011 às 00:30
‘Jornal das 8’ ficou com o segundo lugar na tabela das audiências na informação
‘Jornal das 8’ ficou com o segundo lugar na tabela das audiências na informação FOTO: Pedro Catarino

O novo cenário e os novos rostos na estreia deste espaço informativo (substitui o ‘Jornal Nacional’) não terão sido suficientes para convencer os telespectadores da TVI.

A emissão, conduzida por José Alberto Carvalho e Judite de Sousa, director e subdirectora de Informação, ficou com o segundo lugar no ranking das audiências a nível da informação.

Mais pessoas a assistir teve o noticiário conduzido por José Carlos Castro na sexta-feira anterior. O ‘Jornal Nacional’ de 29 de Abril foi visto por 1,041 milhões, o que corresponde a um share de 29,4%. Mas o melhor dia da semana dos noticiários da TVI foi o 1 de Maio: o ‘Jornal Nacional’, apresentado por Júlio Magalhães, foi seguido por 1,082 milhões de pessoas.

No dia seguinte, o canal de Queluz ainda conquistou 938,3 mil.

A liderança na informação, na última sexta-feira, pertenceu à RTP 1. O ‘Telejornal’, apresentado por João Adelino Faria, ficou à frente na tabela das audiências, tendo sido seguido por 984,7 mil pessoas.

Já relativamente ao ‘Jornal da Noite’ da SIC, com Rodrigo Guedes de Carvalho, foi visto por 726,1 mil espectadores.

"INFORMAÇÃO DA TVI É A MAIS ALINHADA COM O GOVERNO"

"Por muitas operações de cosmética que façam, a informação só é seguida pelo seu conteúdo." As palavras são de Manuela Moura Guedes, pivô do ‘Jornal de 6ª’, extinto a 4 de Setembro de 2009, que comenta os resultados do novo espaço de informação da TVI, e que acrescenta: "Nós no ‘Jornal de 6ª’ não fizemos mudanças de grafismo nem de cenário. Investimos na investigação. Hoje segue-se agenda, e a informação da TVI é a mais alinhada com o Governo. O segredo do ‘Jornal de 6ª’ era mostrar o País tal como ele era."

audiências televisão TVI RTP1 José Alberto Carvalho Manuela Moura Guedes
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)