Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
5

José António Saraiva: "Ex-sócios mentiram"

“O acórdão é bem feito, mas está viciado dado que alguns dos declarantes mentiram. Confirmando que alguns dos nossos sócios eram verdadeiros cavalos de Tróia. É lamentável e desgostante para nós”.
29 de Abril de 2010 às 18:22
Saraiva diz que parecer do regulador "está viciado"
Saraiva diz que parecer do regulador 'está viciado' FOTO: Lusa

É assim que José António Saraiva, director do ‘Sol’, reage à deliberação do Regulador dos media que comunica esta quinta-feira que vai arquivar o processo por não se terem provado as pressões políticas e económico-financeiras denunciadas pelo director do referido semanário.

José António Saraiva disse ainda ao CM considerar que a “ Entidade Reguladora para a Comunicação Social  (ERC) foi  bastante exaustiva na maneira como analisou o processo”.  Mas acusa  “alguns dos ex-sócios de terem prestado declarações falsas, entre os quais o [Joaquim] Coimbra”. Eram ainda sócios do semanário, José  Paulo Fernandes, presidente da Imosider,  e Paulo Azevedo, presidente da BCP Capital.

O director do ‘Sol’  frisa que mantém “tudo o que  disse” e destaca  “as contradições entre o depoimento de Armando Vara e do José Paulo Fernandes.  Um diz que falaram, o outro diz que não.  Não digo mais nada. É chocante”.

A presente deliberação da Entidade Reguladora para a Comunicação Social contou com o voto contra do vogal Luís Gonçalves da Silva, por ter considerado “que há elementos no processo reveladores de uma tentativa de condicionar o jornal ‘Sol’ no exercício da liberdade de expressão”.

Na sua declaração de voto, Gonçalves da Silva acrescenta que as “conclusões da deliberação foram prejudicadas pelos procedimentos adoptados” entre os quais o facto do “processo ter sido aberto mais de nove meses depois das primeiras denúncias do director do semanário” e pelo facto de “o conselho ter proibido a gravação das audições, prejudicando a valoração da prova, a transparência do processo e o escrutínio do público a que uma entidade como a ERC – tal como os seus membros – devem estar sujeitos”.

NEWSOLD REFORÇA LIDERANÇA NO 'SOL' 

José António Saraiva avançou ainda ao CM que “Joaquim Coimbra vendeu a sua participação  no ‘Sol’ à Newshold, o que aumenta assim a sua posição que já era de oitenta e tal por cento. Agora tem a totalidade”. 

O director do referido semanário disse que é do “agrado da direcção que a Newshold seja agora maioritária” até porque “tem demonstrado ter absoluta condiança nesta direcção. Convidaram-nos para continuar”. 

E conclui: “Somos os últimos dos moicanos (risos)”.

José António Saraiva deixou claro que o facto da sociedade luso-angolana Newshold ter agora reforçado a sua liderança “dá-nos mais confiança”.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)