Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
7

Júlia Pinheiro nega intenções sexistas no reality show

Júlia Pinheiro afirmou ontem numa conferência na Universidade Autónoma de Lisboa que a direcção de programas de entretenimento da TVI nunca “teve intenção de criar um formato sexista”, referindo-se às polémicas em volta do programa ‘A Bela e o Mestre’.
23 de Março de 2007 às 00:00
A apresentadora e subdirectora para os Novos Formatos da TVI deu ontem uma conferência sobre Televisão a estudantes de Comunicação Social. Júlia foi questionada pelos jovens sobre a sua carreira e o reality show, que tem recebido críticas da Comissão para a Igualdade e os Direitos das Mulheres e preocupa a ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima. Interpelada a propósito do formato, sobre se não passaria a imagem de que todas as mulheres bonitas são burras, Júlia afirmou que nunca foi intenção do programa ridicularizar o sexo feminino. “Há muitas mulheres bonitas que são inteligentes. Estou a olhar para uma neste momento”, brincou, fazendo uma alusão à sua interlocutora.
Júlia Pinheiro considera a oposição entre as ‘belas’ e os ‘mestres’ um mero exercício de retrato social. A apresentadora foi também interpelada acerca do extinto ‘Pedro, o Milionário’. Neste formato, as mulheres apareciam como interesseiras, fazendo tudo por um homem de posses. Júlia admitiu que a premissa do programa não lhe agradava, mas que, tal como em ‘A Bela e o Mestre’, tratou-se de uma desconstrução da realidade.
A profissional da TVI confessou aos estudantes, na presença do pivô Pedro Pinto, colega de estação e professor na Autónoma, ignorar as críticas à TV, explicando que o meio apenas pega em alguns estereótipos e os caricatura. “É o eco do que se passa cá fora”, diz Júlia Pinheiro. A TVI pegou nas mulheres, tanto em ‘Pedro, o Milionário’ como em ‘A Bela e o Mestre’, segundo a apresentadora, porque “calhou” ou porque “as mulheres são fáceis de caricaturar”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)