page view

Julian Assange luta contra a extradição para os EUA

Fundador da ‘WikiLeaks’ quer ver anulada decisão que foi aprovada em junho de 2022.

21 de fevereiro de 2024 às 01:30

Foi com uma forte manifestação de apoio à porta do do Supremo Tribunal de Justiça, em Londres, que arrancou esta terça-feira a audiência sobre o pedido de extradição de Julian Assange - fundador da ‘WikiLeaks’ - para os EUA. Vários apoiantes empunharam cartazes e gritaram palavras de ordem para a sua libertação. “Só há uma decisão: não à extradição”, ouvia-se. Entre os manifestantes estava Stella Assange, mulher de Julian.

A BBC referiu que também vários políticos britânicos surgiram para demonstrar o seu apoio, assim como Tim Dawson, da Federação Internacional de Jornalistas. Num discurso à porta do tribunal, este responsável confessou mesmo o receio que o caso possa levar os jornalistas a hesitar quando se tratar de publicar investigações. Também um pouco por toda a Europa se verificaram manifestações de apoio.

O caso está agora nas mãos dos juízes, que têm dois dias para decidir se Assange - que é um cidadão australiano - pode ou não apresentar um recurso ao pedido de extradição que a Justiça britânica aprovou em junho de 2022 (Assange poderá ainda recorrer para o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos).

Apesar do aparato que se verificou esta terça-feira à porta do tribunal, a ausência mais notada foi mesmo a do próprio Assange, ele que não se encontra em boas condições de saúde e que está a acompanhar a audiência a partir da prisão de Belmarsh, onde está detido desde 2019.

Entretanto, o fundador da ‘WikiLeaks’ - que arrisca 175 anos de prisão nos EUA por ter tornado públicos mais de 700 mil documentos confidenciais - foi apontado para candidato a Nobel da Paz de 2024, pelos serviços prestados à democracia.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8