Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
4

Líderes matam 'lei da censura'

Passos Coelho e António Costa discordam do teor do projeto.
Duarte Faria e Teresa Oliveira 25 de Abril de 2015 às 06:00
Os deputados Telmo Correia (CDS), Carlos Abreu Amorim (PSD) e Inês de Medeiros (PS) foram os mentores do projeto de lei para a cobertura mediática das eleições
Os deputados Telmo Correia (CDS), Carlos Abreu Amorim (PSD) e Inês de Medeiros (PS) foram os mentores do projeto de lei para a cobertura mediática das eleições
O primeiro-ministro e o líder da oposição estão contra o projeto de lei sobre a cobertura das eleições. A proposta surpreendeu Passos Coelho, que espera "um entendimento no Parlamento". Mas o CM sabe que, ao tomar conhecimento da polémica [em Bruxelas], Passos não ficou impressionado com a solução, considerando-a pouco adequada.

Já António Costa, líder do PS, garante que os deputados "nunca apoiariam uma solução que limite a liberdade de informar e ser informado."

O projeto que criou a polémica, tal como está, não irá avançar, até porque poderia significar o boicote dos media às próximas eleições legislativas. Deverá agora ser totalmente revisto. Ao que o CM apurou, Carlos Abreu Amorim (PSD), Telmo Correia (CDS) e Inês de Medeiros (PS) foram os mentores do projeto, mas terá sido o PS a propor o ‘plano de cobertura jornalística’ e as sanções.

O CM sabe ainda que o Governo está contra a criação da comissão mista fiscalizadora composta por Comissão Nacional de Eleições e ERC, cujo presidente, Carlos Magno, disse demitir-se caso a lei fosse aprovada. A polémica chegou a Espanha, com o ‘El País’ a escrever: "Portugal celebra 40 anos de liberdade de expressão, mas parece que não cumprirá os 41 anos".
}