Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
2

Língua portuguesa posta à prova

Bárbara Guimarães conduz hoje na SIC a final da terceira edição do ‘Campeonato Nacional da Língua Portuguesa’. A emissão, em directo do Centro Cultural de Belém a partir das 17h30, vai, mais do que distinguir nove vencedores, permitir aos telespectadores testarem também os seus conhecimentos, em casa, com a realização de um ditado.
28 de Abril de 2007 às 00:00
Bárbara conduz ‘Campeonato Nacional da Língua Portuguesa’
Bárbara conduz ‘Campeonato Nacional da Língua Portuguesa’ FOTO: Tiago Sousa Dias
Este ano, o 3.º em que o campeonato acontece, o número de concorrentes – 30 642 – excedeu todas as expectativas, não tendo sido possível apurar somente 250 finalistas mas sim 282, que conseguiram a pontuação máxima nas provas. “Pela quantidade de pessoas que se mobilizou vê-se que existe audiência e espaço na TV para programas de língua portuguesa”, afirmou Bárbara Guimarães, uma visível entusiasta do formato.
A apresentadora, que considera que há cada vez menos cuidado na forma como se fala e escreve, define o campeonato como “um estímulo”, um meio para se valorizar a língua portuguesa, que “é linda e deve ser bem tratada”. Também Bárbara faz os testes, apesar de não ser avaliada, acompanhando de perto todas as etapas e classificações. “É um trabalho muito sério, com uma parte lúdica, apelativa e competitiva”, conclui.
A emissão poderá também ser acompanhada na SIC Internacional, pela internet (portal do Sapo) e por telemóvel (operadora Vodafone).
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)