Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media

Lotaria na sucessão

Ruperth Murdoch já decidiu quem lhe sucederá na liderança do maior grupo de Comunicação do Mundo, a News Corporation. Quando o magnata morrer, o controlo da empresa será confiado aos quatro filhos mais velhos. Depois, eles que se entendam. É a lotaria.
26 de Julho de 2006 às 00:00
Murdoch detém 30% do maior grupo de Comunicação do Mundo
Murdoch detém 30% do maior grupo de Comunicação do Mundo FOTO: David Bebber
A sucessão pelo controlo dos 30% da News Corporation tem sido objecto de desavenças familiares, como o CM noticiou, protagonizadas por Wendi Deng, a actual mulher de Murdoch, e pelos quatro enteados, filhos dos dois primeiros casamentos do norte-americano nascido na Austrália há 75 anos: Prudence, Elisabeth, Lachlan e James. Numa entrevista a uma estação de televisão estado-unidense, Murdoch esclareceu que distribuirá a fortuna equitativamente pelos seis filhos, dois deles do casamento com Wendi Deng, Grace e Chloe, mas a divisão só será feita quando morrer. O controlo da News Corporation, esse, será confiado ao quarteto de herdeiros com mais idade.
Será, pois, entre Prudence, Elisabeth, Lachlan e James que se encontrará o futuro grande patrão da Comunicação Social. “Se amanhã for atropelado por um autocarro, os quatro terão de decidir qual deles assumirá a liderança”, esclareceu Murdoch.
Lachlan, que responde pelo ‘New York Post’ e pelo canal Fox, aparecia como o candidato natural à sucessão, mas James, presidente da BSkyB, tornou-se, nos últimos anos, um adversário à altura do irmão. A luta por um lugar no ‘autocarro’ promete.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)