Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
4

MADE IN PORTUGAL

A estação pública prepara grandes estreias, de produção nacional. O destaque vai para as séries ‘Ferreirinha’ e ‘Segredo’, e o regresso do concurso ‘1,2,3’, mas surgem também magazines diários de formação e cidadania.
18 de Setembro de 2004 às 00:00
A partir da próxima semana, a RTP apresenta uma fornada de novos programas feitos em Portugal. Uma forma de “garantir o que é serviço público, dando continuidade à estratégia que vimos a traçar nestes últimos dois anos”, diz à Correio TV Luiz Andrade, director de programas do canal estatal.
Na próxima sexta-feira, dia 24, estreia a série ‘Ferreirinha’, um trabalho de época da autoria de Francisco Moita Flores, que recupera uma das histórias mais marcantes da região do Douro, e em cujo elenco se destacam Catarina Furtado e Filomena Gonçalves.
No dia seguinte, sábado, arranca ‘Segredo’, um projecto ambicioso co-produzido entre a RTP e o Brasil, com realização de Leonel Vieira e interpretação de Maria João Bastos, Paulo Pires e Simone de Oliveira.
“Estas apostas revelam que a RTP começa a entrar a sério no serviço público e que os horários anunciados nunca serão alterados. Isso é uma das nossas batalhas e da qual não abrimos mão”, garante.
Mas não ficam por aqui as novidades da televisão pública. Em Outubro, Catarina Furtado apresenta um programa para crianças baseado no formato ‘Kids Say’, da CBS, em que os pequenos são convidados a mostrar a sua sapiência. O ‘SMS’ vai surgir com nova cara, com 50 minutos de duração e mais aposta na formação.
O REGRESSO DO ‘1,2’3’
Muito esperado é o regresso a 4 de Outubro do concurso ‘1,2,3’, um formato já apresentado por Carlos Cruz e António Sala, que agora volta à RTP numa produção de Teresa Guilherme. Os momentos de humor serão protagonizados por Miguel Dias e terão ainda um leque de actores convidados, onde se integrará pontualmente Joaquim Monchique (que não abandonará a equipa do ‘Herman SIC’).
“O concurso nada tem de saudosista e, portanto, vai surgir num formato completamente renovado”, garante Luiz Andrade, acrescentando que “o formato espanhol é adaptado à realidade portuguesa”. “Um programa, por exemplo, será dedicado aos livros portugueses, outro ao mar, incluindo desde os navegadores dos Descobrimentos aos irmãos Belo, que estiveram agora nos Jogos Olímpicos. Isto significa que este concurso garante entretenimento com uma componente didáctica que é uma das bandeiras desta casa”, acrescenta aquele responsável.
NUNO SANTOS ENSINA
Em Outubro, a RTP vai estrear uma série de magazines diários, que vão para o ar de segunda a sexta-feira, logo após o ‘Telejornal’. São apontamentos diários, de cerca de dez minutos, apresentados por Nuno Santos, director-adjunto de programas da RTP, e cujos temas abordados contêm sempre uma componente de formação. A cidadania, a língua portuguesa, a União Europeia e a prevenção rodoviária são alguns dos assuntos que figuram neste magazines, cuja produção está assegurada até Dezembro próximo.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)