Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
2

Maioria mantém touradas na TV

O BE e os Verdes estão sozinhos na luta contra o fim das touradas na televisão. Os projectos de lei foram ontem discutidos em plenário e serão reprovados na votação de amanhã pelos partidos da maioria. Para a deputada Odete Silva, do PSD, o espectáculo "tauromáquico faz parte da cultura portuguesa e da história, sendo mesmo considerada uma arte".
5 de Julho de 2012 às 01:00
Proposta do BE será chumbada pelo PSD e CDS e pela maioria dos deputados do PS
Proposta do BE será chumbada pelo PSD e CDS e pela maioria dos deputados do PS FOTO: Tiago Sousa Dias

A deputada referiu que "existem 120 empresários ligados à tourada e as 110 ganadarias existentes empregam 350 pessoas" Portanto, "as corridas de touros são motor de muitas economias locais". Uma opinião que se estende ao CDS, que critica os projectos de lei, considerando que se trata de "censura cultural" e que 60% da população segue as touradas na televisão. "A última corrida emitida na RTP teve mais espectadores que os votantes do BE" disse Margarida Neto, do CDS.

A maioria dos deputados do PS revê-se nas palavras de Sérgio Pinto, que considerou inaceitável que os proponentes não tenham sequer referido de que se trata de um "espectáculo milenar, fenómeno cultural e da identidade colectiva do País". "Não deve o Estado arbitrar conflitos de valores e de preferências culturais, alterando o equilíbrio da legislação em vigor", disse.

Recorde-se que o BE queria o fim das touradas na RTP, bem como limitar a exibição deste espectáculo a determinado horário nas estações privadas.

A maioria PSD e CDS-PP rejeitou ainda as propostas do PS e do BE para a transparência da titularidade da propriedade dos órgãos de comunicação social.

RTP TOURADAS TELEVISÃO TAUROMAQUIA CORRIDAS
Ver comentários