Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
8

Manuela é a pivô

Manuela Moura Guedes está de regresso aos ecrãs da TVI já a partir de 9 de Maio. A subdirectora de Informação da estação será a pivô do ‘Jornal Nacional’, em formato alargado, que irá para o ar às sextas-feiras à noite.
2 de Abril de 2008 às 00:30
Manuela Moura Guedes deixou o serviço informativo da noite em dezembro de 2005
Manuela Moura Guedes deixou o serviço informativo da noite em dezembro de 2005 FOTO: Sérgio Lemos

A jornalista confessa ao CM que, apesar dos muitos anos como pivô, voltar a enfrentar as câmaras é 'um bocadinho assustador'. 'Até porque não gosto muito de aparecer. Prefiro ficar nos bastidores', acrescentou.

Depois desta ausência, segundo Manuela Moura Guedes – que deixou o ‘Jornal Nacional’ a 16 de Dezembro de 2005 –, as pessoas ficam na expectativa. 'Cria-se o mito de que se tem de ser muito boa, o que me deixa muito angustiada. As pessoas vão estar todas à espera para me ver no ‘Jornal Nacional’ e isso assusta-me.Alémdisso, muitas nem sequer gostam de mim nem da minha maneira de apresentar o jornal e essas serão as mais críticas.'

Segundo a pivô, o jornal alargado tem todos os géneros de informação. 'Sempre que se justifique, como é óbvio, haverá convidados, caso queiram ir ao meu jornal', adianta, com uma gargalhada, a jornalista que já recebeu ‘nãos’ de vários membros do Governo.

'Eu só peço uma coisa, e o mais humildemente possível. Ponham os olhos na BBC, ponham os olhos nos países onde os políticos e as pessoas com responsabilidade gostam do confronto de ideias. Essas pessoas vão a programas, por essa Europa fora, e são questionadas sobre tudo. Aqui, em Portugal, acontece uma coisa estranha: ou há subserviência ou então eles não vão aos programas. Espero que as coisas mudem e que pelo menos alguns aceitem o convite e apareçam no programa ', salienta.

O regresso de Manuela Moura Guedes à antena já esteve marcado para finais de 2007, com um programa de entrevistas, que foi sucessivamente adiado.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)