Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
2

MARIA VIEIRA CONTA VIAGENS PELO MUNDO

“Espero que façam uma boa viagem connosco.” Foi com este voto que a actriz Maria Vieira encerrou ontem o discurso na cerimónia de lançamento do seu primeiro livro, ‘Viagens da Parrachita’, escrito em parceria com o marido, Fernando Rocha.
5 de Maio de 2004 às 00:00
A apresentação decorreu no Parque das Nações, um local cujo cenário tem muito a ver com as viagens e as aventuras da Maria Vieira e de Fernando Rocha.
O casal, que se mostrou radiante com a experiência, confessa que sentiu um enorme prazer a escrever este livro, uma obra com muita verdade: “Foi como viajar pela segunda vez”, disse Maria Vieira ao CM, explicando que o título ‘Parrachita’ se deve à sua falta de memória para nomes: “Como não os consigo decorar chamo às pessoas mais queridas ‘parrachitas’ e até agora ninguém reclamou.”
Para José Marques, editor da Sete Caminhos, a obra é simplesmente fascinante: “É surpreendente e tem uma escrita com muito humor que vai preencher o imaginário de todos os que não têm possibilidade de visitar aquelas paragens.”
Ao longo de 19 anos de vida em comum, o casal já viajou por mais de 50 países e pode-se mesmo gabar de já ter visitado os cincos continentes e mergulhado em todos os oceanos.
Rodeada de amigos, Maria Vieira brindou os presentes sempre com a sua boa disposição e as suas ‘parrachices’ e ainda se emocionou com o discurso sentido de Guilherme de Melo, jornalista e escritor, a quem dirigiu desde o início o convite para a apresentação das ‘Viagens da Parrachita’: “Este livro não é só virtudes. Também têm alguns defeitos e um deles é o de só ter 174 páginas.”
No lançamento estiveram presentes entre outros, João Baião, Lídia Franco e Joaquim Monchique que consideram a obra um excelente roteiro de viagens sobretudo porque dá a conhecer verdadeiros paraísos na Terra que ainda não foram invadidos pelos turistas. O grande ausente da sessão foi Herman José que se encontra fora do País.
O livro, que curiosamente foi escrito de segunda a sexta-feira pela noite dentro, teve o prefácio de Ana Bola que se mostrou satisfeita com a concretização deste velho sonho da sua amiga de longa data.
Os destinos para as próximas férias já estão escolhidos, Malásia e Indonésia e para breve pode estar a saída do segundo volume da obra.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)