Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
2

Marido de ex-ministra condenado por coação

Ameaçou jornalista por mensagem devido a texto sobre a mulher, Maria Luís Albuquerque.
Hugo Real 27 de Janeiro de 2017 às 01:30
António de Albuquerque com a mulher, a ex-ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque
António de Albuquerque com a mulher, a ex-ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque FOTO: Luis Costa
António de Albuquerque, marido da ex-ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque, foi condenado pelo tribunal da secção criminal da Comarca de Lisboa por um crime de coação na forma tentada. O antigo jornalista foi punido com uma multa de 15 euros diários durante oitenta dias (num total de 1200 euros) e vai ter ainda de assumir o pagamento das custas do processo.

O caso remonta a 22 de setembro de 2014, dia em que o ‘Diário Económico’ publicou o artigo de opinião ‘O que acontece se o Novo Banco for vendido com prejuízo?’, em que o jornalista Filipe Alves questionava a forma que o Governo e o Banco de Portugal utilizaram para resgatar o BES. Nesse mesmo dia, o atual diretor do ‘O Jornal Económico’ começou a receber mensagens de telemóvel insultuosas. Após saber que o número pertencia a Albuquerque, informou o mesmo de que tinha comunicado o assunto à sua direção. Em resposta, o marido da ministra escreveu: "Estou cheio de medo. Reafirmo, tu e o teu diretor [António Costa] são uns cabrões fdp [filhos da p***]." E os insultos e ameaças continuaram: "tira a minha mulher da equação, se não vou-te aos cornos" ou "mete a minha mulher ao barulho e podes ter a certeza que vais parar a um hospital".

Filipe Alves avançou com um processo por injúria e difamação, que culminou num acordo, após Albuquerque apresentar um pedido de desculpas formal. Este aceitou ainda pagar uma indemnização de três mil euros (metade para Filipe Alves e um valor igual à instituição de solidariedade social Casa da Praia).

Até ao fecho desta edição não foi possível obter um comentário por parte de António de Albuquerque.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)