Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
4

Media Capital injecta 14 milhões

A Media Capital (MC), dona da TVI, aumentou o capital da Meglo – Media Global em 14,098 milhões de euros, uma operação realizada em Dezembro do ano passado.

21 de Junho de 2011 às 00:30
Bernardo Bairrão é administrador delegado da Media Capital e presidente da Meglo
Bernardo Bairrão é administrador delegado da Media Capital e presidente da Meglo FOTO: Mariline Alves

No relatório e contas consolidado do grupo referente a 2010, a MC revelou numa pequena nota que a "29 de Dezembro de 2010, a empresa subscreveu e realizou em dinheiro um aumento de capital na Meglo", um investimento feito pela própria MC, o único accionista da Meglo.

O negócio elevou o capital da empresa para os 37,098 milhões de euros, com cada acção a ter um valor de um euro.

Contactada pelo CM, a Media Capital apenas adiantou que esta operação não "sobressai" do relatório e contas porque o aumento de capital foi realizado pelo Grupo Media Capital, que detém 100% da Meglo, o que "anula em termos consolidados" o impacto do negócio. O grupo, contudo, não adiantou as razões que levaram a esta operação e se, por exemplo, esta injecção de capital poderá ser utilizada para futuras aquisições.

É através da Meglo, que o grupo Media Capital detém, indirectamente, participações em outras sociedades, como a TVI, a produtora Plural e a Media Capital Rádios (que controla, por exemplo, a Comercial, a Cidade FM e a M80).

É também a Meglo que faz a distribuição dos dividendos aos accionistas. Por exemplo, no relatório e contas do ano transacto é explicado que "durante o exercício findo em 31 de Dezembro de 2010, a Meglo distribuiu dividendos de 25 098 286 euros". Estes são entregues à MC, que tem como principais accionistas a espanhola Prisa e Miguel Pais do Amaral.

TVI MEDIA CAPITAL MEGLO BERNARDO BAIRRÃO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)