Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
1

Morangos com Açúcar prepara série de Verão

Fãs da série juvenil exibida pela TVI tentam a sorte como figurantes na nova série, que irá ser gravada em Tróia.
28 de Abril de 2006 às 00:00
A nova série de Verão volta a ser filmada em Tróia entre os meses de Maio e Agosto
A nova série de Verão volta a ser filmada em Tróia entre os meses de Maio e Agosto FOTO: Natália Ferraz
O acesso ao gabinete da Juventude da Câmara Municipal de Setúbal é um caminho estreito e íngreme mas pode bem terminar numa aventura única para quem sonha passar as Férias de Verão com os ‘Morangos com Açúcar’.
São 11h00, o casting para figurantes da série juvenil mais popular do País leva apenas uma hora mas já conta com 60 inscritos. Quatro elementos da Valente Produções, agência de figuração contratada pela TVI, não têm mãos a medir: há fichas preenchidas e por preencher por todo o lado, fotos de rosto e de corpo inteiro para fazer e muita miudagem à espera.
Estão ali todos para o mesmo: participar nas gravações que irão decorrer em Tróia. “A ideia é dar uma oportunidade aos jovens desta zona de entrarem na série e também é mais conveniente para nós em termos logísticos. Não precisamos de mandar vir figurantes de Lisboa”, explica Rui Castelo, da VP.
DOS 16 AOS 35
Aberto a jovens dos 16 aos 35 anos, este casting incide sobretudo na faixa dos 20 aos 25, os mais requisitados para as cenas da praia. Todos os dias serão necessários cerca de 50 figurantes dentro de um lote de 100 que irão funcionar em sistema rotativo. “É importante que o núcleo da praia funcione de forma integrada, que os miúdos se conheçam e que se possam substituir facilmente uns aos outros”, afirma Rui Castelo.
Percebe-se que não vai ser difícil conseguir essa coerência de imagem. As roupas, os penteados e os acessórios não variam quase nada e são, por vezes, cópias fiéis dos visuais dos actores da série. Só Mónica Ferreira, de 31 anos, destoa um pouco do grupo. A candidata a figurante e fã da série espera que a gravidez não a impeça de concretizar o seu sonho: “Vamos ver se tenho condições para trabalhar. Adorava que me dessem uma oportunidade para participar nos ‘Morangos.’” Embora este casting se destine exclusivamente a figurantes, percebe-se que alguns adolescentes têm pretensões a integrar o elenco.
“Se calhar, há para aí uns 5% que querem ser actores e que pensam em para o Conservatório mas a maior parte deles entram no projecto pelo gozo de aparecer na TV e na série com a quel se identificam tanto.”
FIGURANTES
Dos 300 concorrentes, serão apurados cem. A produção vai assegurar o transporte diário de 50 pessoas entre o cais fluvial e o local das filmagens. Por cada dia de trabalho, cada figurante recebe 25 euros.
ADESÃO MANTÉM-SE
Aqui e ali, entre os fãs de ‘Morangos com Açúcar’, ainda se comenta a morte do actor Francisco Adam, o ‘Dino’. Nuno Bento via nele um ídolo: “Era fora do normal o seu à-vontade em frente às câmaras. Custou-me muito e ainda me faz confusão vê-lo na televisão.” Apesar do clima de consternação, Rui Castelo, da Valente Produções, acredita que o desaparecimento do actor não muda o desejo dos adolescentes de entrarem neste universo: “Os jovens querem participar pelo projecto em si.”
DINO
Personagem vai desaparecer da novela, mas o seu fim terá um toque algo mágico.
100 FIGURANTES
Vão ser chamados para a série ‘Férias de Verão’
Ver comentários