page view

MORREU MANUEL PEREIRA

Manuel Pereira, editor da TV Guia e colaborador da revista Correio TV, do Correio da Manhã, faleceu ontem à tarde, depois de uma semana em estado de coma. Internado de urgência desde terça-feira da semana passada no Hospital de São José, em Lisboa, o jornalista sucumbiu a um acidente vascular cerebral (AVC).

19 de novembro de 2003 às 00:00

Cerca de quinze minutos depois de uma reunião com o chefe de redacção, Luís Martins, e o director da TV Guia, Nuno Farinha, Manuel Pereira sentiu-se mal e, ainda sentado à sua secretária, pediu a ajuda dos colegas. “O Manel estava muito animado e participativo. Enfim, o Manel de todos os dias”, recordou o director da publicação onde o jornalista trabalhava como editor há quatro anos. O INEM, imediatamente chamado à redacção da TV Guia chegou em breves minutos e, depois de assistido, Manuel Pereira foi imediatamente transportado para o Hospital. Casado com a jornalista e pivôt da SIC Notícias, Carla Jorge de Carvalho, Manuel Pereira tinha 43 anos.

Depois de ter passado a noite na Casa Mortuária de São José, estava previsto que o corpo do jornalista seguisse hoje para a Basílica da Estrela, onde deverá ocorrer o velório, facto que foi impossível confirmar até ao fecho desta edição.

O CM lamenta profundamente a perda do colega de profissão. E parafraseia o director editorial da TVG, João Gobern, amigo pessoal de Manuel Pereira: “Não há profissionais insubstituíveis? Talvez não. Mas, antes de mais nada, há pessoas. E essas não se substituem”.

Manuel Pereira contava com cerca de vinte anos de uma carreira que o tornou numa “enciclopédia ambulante” – como referido por amigos – em especial para a área de cinema. Crítico especializado em matérias da Sétima Arte, passou por várias publicações. Entre jornalista ou colaborador, títulos como ‘Europeu’, ‘Diário Popular’, a revista ‘Se7e’, ‘A Capital’ ou o ‘24 Horas’ contaram com a sua perícia jornalística. Em 1999, depois da extinção da TV Filmes (uma subsidiária da TV Guia onde trabalhava), passou a editor da TV Guia, função que exercia actualmente, ao mesmo tempo que mantinha a colaboração com o ‘CM’ e a ‘DVD Review’, uma publicação especializada de cinema.

"O CINÉFILO DA MEG RYAN" - João Vaz (Director-adjunto CM)

Nas coisas da vida e sobretudo nas paixões dos cinéfilos há referências que dizem tudo sobre quem é quem. E Manuel Pereira adorava a Meg Ryan. O seu ar feliz, de loira amorosa e benemérita do Mundo. Ele também praticava o hábito de só ver o lado bom das coisas. E cultivava a amizade, a disponibilidade e a vida bem disposta.

"JOGADOR DE EQUIPA" - João Gobern (Director editorial TVG)

O que há a lembrar do Manel, como profissional, é a espantosa capacidade de trabalho, a disponibilidade incondicional, o feitio de "jogador de equipa". O que há a lembrar do Manel, como crítico do seu bem-amado cinema, é a abertura, a forma acessível de chegar aos leitores. O que há a lembrar do Manel, como pessoa, dói de mais para que este depoimento se prolongue.

"NOTÁVEL CAMARADA" - Nuno Farinha (Director TV Guia)

Homem (de poucas, mas boas falas!), notável camarada, sempre pronto a ajudar, disponível para o que fosse preciso. Não vou esquecer as idas ao café ao fim da tarde, as conversas sobre o nosso Benfica, as noitadas na redacção. Uma perda irreparável para a 'TV Guia'. O vazio é tão grande quanto as saudades. E ele, que sempre me dizia: 'Calma, Nuno, tudo se resolve…’

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8