Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
7

MORTE DE FERNANDA FORA DO RIO DE JANEIRO

O autor Manoel Carlos não cedeu às fortes pressões para alterar o guião de "Mulheres Apaixonadas" (SIC) e a personagem Fernanda (Vanessa Gerbelli) vai mesmo morrer na cidade do Rio de Janeiro, atingida por uma bala perdida durante um tiroteio.
21 de Julho de 2003 às 00:00
 Vanessa Gerbelli
Vanessa Gerbelli
Desde que a morte iminente de Fernanda se tornou conhecida, o autor começou a ser pressionado para mudar o local desse episódio, para que ele não ocorresse no Rio de Janeiro.
Os cariocas, tanto autoridades locais como entidades ligadas ao turismo, entre outros, acham que o episódio da sua morte numa rua da cidade - que deixa órfã a pequena - vai provocar uma grande comoção e denegrir bastante a imagem do Rio de Janeiro.
Isto numa altura em que "Mulheres Apaixonadas" está a ser exibida também em outros países, como Portugal, por exemplo, e isso pode afastar potenciais turistas, temerosos de, ao visitarem a Cidade Maravilhosa, lhes aconteça algo parecido ao que vai suceder a Fernanda.
Segundo o próprio Manoel Carlos, várias pessoas que o contactaram nesse sentido chegaram a propor-lhe que Fernanda morresse em São Paulo, durante uma viagem. Elas alegam que as consequências não seriam tão desastrosas, pois São Paulo é uma cidade basicamente de negócios, sem o fluxo turístico do Rio de Janeiro.
Para essas pessoas, toda a gente sabe que existe violência no Rio, mas uma coisa é a notícia vir publicada nas páginas policiais, que nem todos lêem (muito menos no estrangeiro), a outra é essa violência ser mostrada como uma coisa rotineira e banal numa telenovela que é vista por milhões de telespectadores em várias partes do Mundo.
O mesmo quer dizer que o que aconteceu a Fernanda pode suceder a qualquer um deles também, basta colocar um pé na rua.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)